google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0
realizar lucro

Olá, amigos investidores!

Quando realizar lucro de um investimento? Essa pergunta é bastante comum por aqui e no canal no YouTube. Para os alunos do curso, há uma aula específica sobre este tema, no entanto, vamos abordar, de modo superficial, este tema aqui.

Aproveitando que semana passada realizei o lucro em duas empresas, vou mostrar o resultado aqui. Com isso, tenho certeza que você terá a exata noção de que investir no exterior é fundamental para a proteção do patrimônio, no entanto, alguns pontos merecem atenção para que a estratégia dê certo.

Quando realizar lucro de uma ação

 

Realizar lucro de qualquer investimento requer “timing”, ou seja, você precisa estar dentro de uma faixa de tempo “certo” para ter mais chances de sucesso. Contudo, o timing certo não existe, por isso deixei entre parênteses e disse que você precisa estar dentro de uma faixa de tempo.

Existem várias estratégias que você pode utilizar para decidir a hora de realizar lucro de uma ação. Contudo, nem sempre iremos realizar lucro. Pode acontecer de vendermos um ativo que está negativo na carteira. Uma das coisas mais difíceis nos investimentos é decidir vender uma ação quando estamos no negativo.

Geralmente eu vendo ⅓ da minha posição quando quero realizar lucro. Mas para vender eu preciso olhar alguns indicadores antes. As vezes compro algum ativo e permaneço com ele por muito tempo, entretanto, caso o ativo suba demais em pouco tempo, eu realizo lucro.

Já comentei sobre essa estratégia outras vezes aqui. Já vendi um pouco de Apple, American State Water Company, Visa mas também já encerrei posições como, mais recentemente, Cisco, com um lucro de 46% em 11 meses. Agora realizei mais um pouco do lucro, como veremos abaixo.

Lucro de Palo Alto Networks e Xilinx

 

Como comentei acima, realizei lucro em duas posições recentemente. Palo Alto Networks e Xilinx. Se você quiser saber mais sobre cada empresa, tem um vídeo para cada uma delas no canal no YouTube. Vou deixar os dois vídeos aqui embaixo para você conhecer a empresa e o momento que comprei o ativo.

Seguindo a estratégia de realizar lucro quando um ativo subir demais em um curto tempo, vendi parte de Palo Alto Networks com retorno de 290,51% e Xilinx com retorno de 107,94%.

Você pode até me perguntar porquê vendi se os preços continuam subindo. Mas eu te respondo: Vendi porque subiu muito em pouco tempo e a posição ficou grande na carteira. Como sempre tenho vários ativos na minha lista de espera, vou investir esse lucro em outra empresa. Assim eu consigo maximizar os ganhos.

Mesmo assim, realizar lucro de um ativo não quer dizer encerrar a posição 100%. Vendi uma parte mas continuo com outra parte. No momento que escrevo este post tanto Palo Alto quanto Xilinx estão com preço além do que vendi. Olhando minha carteira agora vejo 301% para PANW e 116% para XLNX.

Quase 300% em menos de 2 anos

 

Palo Alto foi comprada em 17 de março de 2020, bem no auge da pandemia, por $137 cada. Vendi uma parte em 26 de novembro de 2021, ou seja, 20 meses após a compra e obtive um retorno de 290%. Já Xilinx, comprei em 04 de agosto de 2020 e vendi no dia 26 de novembro de 2021, ou seja, 15 meses após a compra e obtive um retorno de 107%.

Lembro que realizei lucro em Apple duas vezes sendo a primeira com 106% e a segunda com 115%. Hoje Apple está com 267% na minha carteira sendo a maior posição, ocupando 13% do total.

Um retorno como esse não é tão comum. Agora continuo monitorando os ativos e se der uma nova entrada, me posiciono novamente. Por enquanto vou pegar esse lucro e investir em outras empresas que estou de olho.

Considerações Finais

 

Mesmo para quem é buy and hold como eu, realizar lucro é necessário quando o ativo atende a certos requisitos. Até hoje só encerrei posição em 12 ativos. Destes, apenas 2 foram no negativo, no entanto, um desses dois foi Wells Fargo que vendi porque não atendia mais os critérios da carteira BPM High Dividends. Caso tivesse segurado, hoje estaria no positivo.

Tenho que alertar que este post não é nenhuma recomendação de compra ou de venda de ativos. Este site tem a finalidade de realizar a apresentação das empresas e trazer algumas das minhas operações para mostrar a você que investir no exterior é rentável.

Analise bem antes de tomar qualquer decisão e faça com base em critérios. Agora, deixe aqui nos comentários qual foi seu maior lucro com investimentos no exterior.

Bons investimentos!

Alex.

Curtiu? Avalie post
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
1 Comentário
Novos comentários
Comentários antigos Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
trackback
27 de dezembro de 2021 13:27

[…] Outra atitude que geralmente temos é de vender o ativo quando ele sobe demais. Alguns ativos subiram 10.000 % mas duvido muito que as pessoas que compraram esse ativo não vendeu quando o lucro atingiu 1000%. É assim que funciona a nossa mente. Por isso é sempre bom relembrar os motivos que te levam a vender uma ação. […]

Translate »
1
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us