google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0
AvenueAvenue SecuritiescorretorasInvestimentos nos Estados UnidosInvestir no exterior

Itaú compra 35% da Avenue – Bom ou ruim?

By 11 de julho de 2022julho 18th, 20222 Comments
Itaú e Avenue

Itaú compra 35% da Avenue – Isso é bom ou ruim?

 

A Avenue Securities, corretora americana criada por brasileiros não para de surpreender. Desta vez foi uma surpresa que não agradou muitos clientes da Corretora, no entanto, ainda não sabemos se essa negociação será ruim para nós, pequenos investidores.

 

Como você já deve saber, eu acompanho a evolução da Avenue desde que ela foi criada. Abri conta nos primeiros dias de operação e venho testando a plataforma dia após dia. No início eu até critiquei bastante a cobrança de corretagem, uma vez que a Interactive Brokers cobrava 1 dólar enquanto a Avenue cobrava $5.

 

Mas o tempo foi passando e a corretora foi se tornando popular e ganhando mais clientes dia após dia. Novos serviços surgiram até chegarmos ao ponto de termos uma conta bancária em dólar. Essa conta bancária facilita muito a vida de quem quer viajar, morar fora ou somente manter dinheiro guardado.

 

Particularmente acredito que ainda existam muitas novidades a serem divulgadas como possibilidade de operar opções. Entretanto, a notícia mais recente é de que o Itaú comprou 35% da Avenue e pode adquirir um pouco mais de 15% e ter o controle total da Corretora.

A concorrência chegou e forçou a Avenue a se aprimorar

 

Sabemos que a concorrência é ótima para os negócios. Quanto mais pessoas oferecendo serviços de qualidade, mais o cliente tem opções. Se você puxar um pouco na memória vai lembrar da DriveWealth.

 

DriveWealth

Vamos lá, DriveWealth foi a primeira corretora a ficar famosa entre o brasileiros. Eles ofereciam a possibilidade de investir no exterior de forma simples. As demais corretoras como a Interactive Brokers, TD Ameritrade e Charles Schwab não facilitavam a vida por não serem em português. Portanto, a DriveWealth abriu muitas portas.

 

Mas logo em seguida a Avenue começou a operar e comprou a carteira de clientes da DriveWealth. Essa foi uma grande jogada e assim ela já iniciou suas operações com muitos clientes.

 

Passfolio

Na sequência tivemos a Passfolio que era mais voltada para criptomoedas. Contudo, como o mercado ainda era muito insipiente, a Passfolio começou a oferecer mais serviços até chegar no cartão de débito também. Apesar de ter bastante clientes, considero a Passfolio bem inferior à Avenue.

 

Stake e Nomad

Tivemos a Stake que não é bem uma corretora americana e eu expliquei isso neste vídeo. E também tivemos a Nomad que começou oferecendo uma conta bancária e agora está correndo atrás de se tornar uma corretora.

XP, Inter e BTG

 

Ainda falando em concorrência, temos visto algumas corretoras e bancos entrando no mercado americano. A XP que antes tinha uma área de investimentos no exterior que não era acessível ao pequeno investir, já está se mobilizando para oferecer para toda a sua base.

 

O Inter começou com um dólar mais barato por meio da Usend, bem como oferece uma conta em dólar também. Hoje já é possível investir no exterior utilizando o Inter.

 

O BTG Pactual que foi um dos primeiros bancos a oferecer produtos em criptomoedas, já está se mobilizando também. Apesar de ainda ter câmbio bem mais caro, já há rumores de entrada no mercado americano.

 

O que todos esses bancos têm em comum?

A Clientela! Esses bancos possuem milhões de usuários e a Avenue ainda não tem 1 milhão de clientes. Portanto, todos esses bancos podem, de uma hora para outra, oferecer uma conta bancária no exterior e a possibilidade de investir no exterior na mesma plataforma que já oferece investimentos no Brasil.

 

E é aqui, que ao meu ver, a Avenue fez uma jogada inteligente (pelo menos como negócio). O acordo com o Itaú além de dar robustez à Avenue, ainda pode aumentar a base de clientes. O Itaú é o maior banco que temos hoje em dia com um lucro de mais de 20 bilhões de reais por ano.

 

Itaú não faz negócio ruim

 

Olhando para as transações que o Itaú faz, posso considerar que o Banco não faz negócios ruins. Lembram da parceria com a Xp? O banco entrou, valorizo a Xp e depois saiu com um belo lucro. Quem ficou mal nos negócios foi a Xp.

 

Pensando em entrar no mercado de investimentos no exterior, o Itaú fez uma grande negociação. Pagar quase 500 milhões de reais por 35% da Avenue não é praticamente nada para quem lucra mais de 20 bilhões de reais.

 

Ter a possibilidade de oferecer serviços e produtos no exterior somente para seus clientes é outra jogada que Itaú pode fazer. Além do mais, o Banco pode comprar mais 15% da Avenue e tomar todo o controle. Entretanto, será que isso vai ser bom para nós?

Considerações Finais

 

Ainda é muito cedo para dizermos se a Avenue vai trazer mais facilidades e serviços ou não, para o pequeno investidor. Já vimos um aumento na corretagem na última semana bem como uma taxa de inatividade na conta. Tudo bem que a taxa é pequena mas já estão cobrando.

 

Portanto, fique atento às novidades que podem ser apresentadas pela Corretora nos próximos dois anos. Espero que nada mude para o pequeno investidor e se mudar, espero que tenhamos outras corretoras oferecendo serviços como os que a Avenue oferece.

 

Apesar de usar a Avenue, ainda mantenho minha conta na Interactive Brokers e na TD Ameritrade. Entretanto, ainda acredito que para quem estiver iniciando nos investimentos no exterior, a Avenue é a melhor solução.

 

E você? O que achou dessa negociação? Será que vai ser bom para nós, pequenos investidores ou não? Deixe sua opinião aqui nos comentários.

 

Bons investimentos.

 

Alex.

Curtiu? Avalie post
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
2 Comentários
Novos comentários
Comentários antigos Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
trackback
25 de outubro de 2022 08:04

[…] atualmente a Avenue é a mais sólida. Como estamos vendo um movimento de insatisfação na Avenue após a compra pelo Itaú, a Sproutfi pode ser uma […]

AA40
AA40
15 de julho de 2022 20:54

BTG já está nos EUA a tempo, mas só com private equity. Quem sabe agora eles vão para o varejo tbm

Translate »
2
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us