google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0
AvenueAvenue SecuritiescorretorasInvestimentos nos Estados UnidosInvestir no exteriorNotíciasSproutfi

Passfolio encerra atividades e Sproutfi assume seus clientes

By 25 de outubro de 202212 Comments
Sproutfi

Passfolio encerra atividades e Sproutfi assume seus clientes

 

Olá, amigos investidores!

 

Semana passada fomos surpreendidos com um anúncio repentino. A corretora Passfolio vai encerrar suas operações e passar sua carteira de clientes para uma nova corretora que está chegando ao mercado. Trata-se da Sproutfi.

 

O anúncio pegou os clientes de surpresa e trouxe muitas dúvidas sobre como ficaria o operacional e principalmente as criptomoedas. O prazo para essa migração acontecer é 18 de novembro de 2022, ou seja, menos de um mês.

 

A Passfolio enviou e-mail para todos os seus clientes com as informações necessárias para realizar a migração. No entanto, tenho percebido muitas pessoas preocupadas com seus investimentos, principalmente com criptomoedas.

 

Temos muito o que comentar sobre esse movimento, sendo assim, vou tecer alguns comentários e depois venho trazer mais das minhas impressões. Sim, estou testando a Sproutfi e em breve trago minhas impressões.

Sproutfi

 

Antes de falar desse migração, vamos comentar brevemente sobre quem é a Sproutfi.

 

Fazendo algumas consultas, verifiquei que a Sproutfi é o frontdesk da Northbound. Portanto, você não vai encontrar Sproutfi no BrokerCheck da FINRA, vai encontrar Northbound. Vejam que trata-se de uma instituição bem recente.

Ssproutfi

Podemos verificar que a Northbound é membro da Financial Industry Regulatory Authority, Inc. (“FINRA”), e da Securities Investor Protection Corporation (“SIPC”), que protege os investimentos dos clientes de seus membros em até $500.000 (incluindo $250.000 para créditos em dinheiro).

 

O próprio site da Sproutfi já traz informações importantes como a de que eles não podem oferecer serviços de distribuição de valores mobiliários a investidores no Brasil. Para isto eles utilizam sua correspondente Levycam Corretora de Câmbio e Valores Ltda.

 

Pelo menos pude perceber que já chegaram sem cometer os erros do passado quando a Avenue e até mesmo a Passfolio estavam captando clientes no Brasil sem autorização. Lembram do parecer 33 da CVM? Confiram o que comentei na época.

Drivewealth continua em campo

 

Lembram da corretora Drivewealth? Ela foi a primeira a oferecer os serviços de corretora americana em português e abriu as portas para investirmos direto nos EUA.

 

Só para refrescar a memória, a Avenue também começou usando a Drivewealth até que comprou sua carteira de clientes e passou a apenas utilizar a plataforma da Drivewealth. O movimento da Sproutfi agora é parecido com o da Avenue, com exceção que a Drivewealth fornece a plataforma para investimentos.

 

Sproutfi também utiliza a Drivewealth então a migração da Passfolio não vai ser tão complicada. Com certeza teremos alguns problemas, pois assim também foi com a Avenue.

Como ficam as criptomoedas compradas na Passfolio?

 

A maior duvida dos clientes da Passfolio é sobre as criptomoedas. Como ficam? Elas serão migradas para a Sproutfi? A resposta é não! Portanto, aqui começam vários problemas.

 

Segundo a Passfolio, você deverá vender todas as suas criptomoedas até o dia 4 de novembro. A partir do dia 5 de novembro, caso tenha alguma criptomoeda na corretora, será cobrada uma taxa de $1 e o que tiver será vendido.

 

Os outros serviços como PassEarn e PassCard também não serão migrados. Tudo deverá ser encerrado antes do dia 14 de novembro. O serviço de câmbio será encerrado dia 18 de novembro.

 

Esse é um grande problema. Muitas pessoas foram acumulando criptomoedas na Passfolio e agora que estamos em um momento de muita baixa, essas pessoas terão que vender tudo para transferir o dinheiro para a Sproutfi que não oferece o serviço de cripto.

 

Fora isso, o cliente deverá sacar o dinheiro e depositar em outra corretora ou exchange para continuar operando criptomoedas. Portanto, essa movimentação toda trará prejuízos, uma vez que há custos de transação e dias para realizar tudo.

Promessas da Sproutfi

 

Assim como a Passfolio iniciou, a Sproutfi oferece seus serviços apenas pelo aplicativo. No site web ainda não há opção de entrar e negociar. Outra grande promessa é a de não cobrar corretagem NUNCA. Acho forte já assumir este compromisso então vamos acompanhar ao longo do tempo.

 

Outra função que a Sproutfi quer trazer é uma espécie de FinTwit para sua plataforma. Conversei com um dos desenvolvedores que disse que a plataforma oferece essa ferramenta e as pessoas vão interagir bastante. Vamos acompanhar também. Estarei lá para testar.

Sproutfi Northbound

Considerações Finais

 

Investir no exterior é uma necessidade nos dias de hoje e para isso precisamos utilizar uma corretora. Apesar de termos muitas nos Estados Unidos que permitem abrirmos conta, ter uma totalmente em português facilita demais.

 

No entanto, temos que ficar atentos à solidez da corretora. O encerramento das atividades da Passfolio migrando seus clientes para a Srpoutfi e deixando de lado o serviço de criptomoedas, PassEarn e PassCard, traz um alerta aos investidores que procuram o mais barato.

 

Seguimos observando as corretoras que oferecem serviços em português, no entanto, atualmente a Avenue é a mais sólida. Como estamos vendo um movimento de insatisfação na Avenue após a compra pelo Itaú, a Sproutfi pode ser uma opção.

 

Vale lembrar que todo mundo começa de baixo e depois vai subindo. Vamos ver até onde a Sproutfi tem força para subir.

 

Deixe nos comentários sua opinião/indignação com o serviço da Passfolio.

 

Bons investimentos.

 

Alex.

Curtiu? Avalie post
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
12 Comentários
Novos comentários
Comentários antigos Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
trackback
15 de novembro de 2022 08:02

[…] No entanto, como comentei acima, a Passfolio está encerrando suas operações e passando sua carteira de clientes para uma nova corretora muito pouco conhecida ainda, a Sproutfi. […]

Priscila
Priscila
31 de outubro de 2022 14:07

E a Nomad, pode ser uma boa opção?

Priscila
Priscila
Reply to  Alex
31 de outubro de 2022 14:18

Vi agora que eles possuem conta investimento, com compra e venda de ações, ETFs, REITs e Renda Fixa. Vc chegou a testar essa função?

Urbano Chamadoiro
Urbano Chamadoiro
25 de outubro de 2022 15:09

Fiquei indignado e revoltado com a atitude da Passfolio com relação as criptomoedas, pois investimos a longo prazo e de repente somos forçados a vende-las com o mercado em baixa e assumir o prejuízo.
Para mim foi uma total desonestidade e falta de respeito com os clientes, gostaria que tivéssemos uma maneira de acionarmos a justiça e exigir o ressarcimento dos prejuízos.

Pinheiro Jr.
Pinheiro Jr.
Reply to  Alex
14 de novembro de 2022 15:52

Pelo menos quando a Drivewealth vendeu a carteira de clientes para a Avenue, deixaram os clientes escolherem se iam par Avenue ou migrariam sem custos para outra Corretora, eu fui pra TD Ameritrade.

Algo parecido deveria ter sido feito.

Pinheiro Jr.
Pinheiro Jr.
Reply to  Alex
16 de novembro de 2022 13:53

Ah sim, entendi. Pensei que, pelo comentário feito pelo colega, essa opção não tivesse sido oferecida.

Renato
Renato
25 de outubro de 2022 08:38

Acho que os brasileiros ficam sempre procurando os caminhos mais fáceis e aí entram em potenciais encrencas como essa.

A TD Ameritrade, por exemplo, tem corretagem grátis, mas é em inglês. Qual o problema? Acho que o mínimo que se tem que fazer se quer investir no exterior é aprender um pouco de inglês. Mas não, brasileiro quer serviço no exterior em português, quer serviço no exterior mas quer transferir dinheiro via pix e por aí vai. Igual brasileiro que quer viajar de férias para a Europa mas quer comer arroz com feijão!

Sinceramente, tendo TD Ameritrade e Interactive Brokers, não há razão alguma para se ficar investindo através desses brokers minúsculos e potencialmente encrenqueiros.

Translate »
12
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us