google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0
EstudosLivros

Princípios – Ray Dalio

By 26 de setembro de 2022No Comments
Princípios

Princípios – Ray Dalio

 

Olá, amigos investidores!

 

Eu sempre comento sobre os livros que estou lendo lá no Clube do Livro que criei para debatermos ideias e também sugerir novas leituras. Se você gosta de ler e de deixar sua opinião sobre os livros que está lendo, entre para o clube clicando no banner abaixo.

 

Hoje quero comentar um pouco sobre o livro Princípio de Ray Dalio. Apesar de ter comprado esse livro em 2018, somente agora em 2022 que eu li ele. Não é incomum eu comprar um livro e ler muito tempo depois, afinal, é muita coisa pra ler e eu vou aproveitando as promoções.

Minhas impressões do livro – Princípios de Ray Dalio

 

Em primeiro lugar gostaria de dizer que não me empolguei muito com o livro. Esperava bem mais conteúdo, digamos, cientificamente comprovado ou então coisas novas. No entanto, o que vi foi uma visão diferente dos conceitos apresentados em um MBA de gestão empresarial.

 

O livro é muito bonito, bem acabado e bem formatado. Quando você pega na mão percebe a qualidade da capa, das páginas e da impressão. Isso já traz uma confiabilidade ao livro, porém, conforme fui lendo, não pude deixar de ir tecendo críticas a mim mesmo.

 

O livro é dividido em 3 partes e por incrível que pareça, o que ele cita como, talvez menos relevante no livro, que é a primeira parte, eu considerei a melhor parte.

Primeira parte: De onde Venho

 

A primeira parte é uma autobiografia de Dalio. Ele compartilha suas experiências, incluindo seus erros, que nortearam suas tomadas de decisão na construção da Bridgewater. Já na explicação na primeira parte do livro ele sugere que se você quiser, pode pular esta parte e partir para as demais, no entanto, não aconselho fazer isso.

 

Na primeira parte ele conta as experiências e isso que importa ao meu ver. Contando pelo que passou para criar uma das maiores empresas de investimentos do mundo, ele transmite realmente a parte operacional de gerir um negócio.

 

Os desafios, as perdas, os testes, as contratações, as preocupações e, consequentemente, o sucesso da Empresa, estão descritos nesta etapa. Acho muito interessante ler a primeira parte, pois lá tem conteúdo de extrema relevância. Se você gosta de biografias, vai gostar da primeira parte.

 

Segunda Parte: Princípios de Vida

 

Nesta parte Dalio tenta passar os princípios que ele tem em sua vida como uma lista a ser seguida. Ele tenta explicar como aplicar esses princípios nas relações pessoais, profissionais e em tudo o que envolve o dia a dia de uma pessoa.

 

Eu concordo com o tema de princípios, aliás, todos nós temos princípios que norteiam nossas vidas, porém Dalio trouxe, ao meu ver, muita coisa que vemos em cursos de gestão.

 

O principal exemplo que trago é o processo de cinco etapas que ele diz que desenvolveu. Ele traz esse conceito como o cerne do livro mas o conceito nada mais é do que um ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) adaptado. Em todo o livro ele  traz essas cinco etapas como Objetivos, Problemas, Diagnóstico, Projeto e Fazer. Pra mim, nada mais é do que uma adaptação do que já conhecemos.

Terceira parte: Princípios de trabalho

 

 

Terceira e última parte, Dalio traz conceitos que implantou na Bridgewater. O cerne desta parte é a meritocracia. Junto da meritocracia ele traz o conceito de desacordo respeitoso e transparência total.

 

É interessante ver que ele construiu um sistema onde anota os principais pontos de atenção dentro da Empresa e também registra todas as ocorrências de modo a evitar os mesmos erros no futuro. Essa gestão que ele apresenta, realmente é algo que merece destaque por ter durado tanto tempo.

 

Muitas coisas apresentadas na terceira parte podem ser aplicadas no nosso dia a dia, no entanto, a principal característica para que funcione, é a disciplina e a resiliência. Não é nada fácil anotar detalhes e analisá-los durante anos.

Considerações Finais

 

Não estou dizendo que o livro é ruim, no entanto, se formos comparar outros livros de mega investidores onde relatam como iniciaram suas carreiras e como fazer para ter sucesso nos investimentos, Princípios fica aquém.

 

Eu tirei o livro mais como uma ferramenta de gestão do que algum aprendizado sobre investimentos a ser aplicado. Neste quesito prefiro, sem sombra de dúvidas, o livro do Howard Marks e do Morgan Housel.

 

Por fim, não parece que somente eu achei o livro um pouco fraco. Se você fizer uma busca no Goodreads, vai ver que muitas pessoas deram 3 estrelas para ele. Se for para dar uma nota pensando em livros para indicar sobre investimentos e finanças, seria 6.

 

E você? Já leu Princípios de Ray Dalio? Deixe aqui nos comentários suas impressões.

 

Forte abraço!

 

Alex.

5/5 - (2 votes)
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Translate »
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us