google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Inflação

É hora de continuar investindo no exterior?

 

Olá, amigos investidores!

 

Estamos passando por uma momento bastante turbulento no mercado financeiro mundial. Algumas pessoas perguntam se ainda é hora de continuar a investir no exterior e se é melhor parar? Ainda existem muitas dúvidas de onde esse movimento de queda pode ir, entretanto, temos muitos exemplos na história do que acontece após as grandes quedas.

 

Mas o que importa é o momento. Será que o momento está propício para continuar investindo no exterior? Eu fiz dois posts este ano falando sobre iniciar os investimentos no exterior. Como sempre gosto de relembrar os motivos de investir no exterior, vou deixar os links aqui embaixo.

 

 

Agora quero tecer alguns comentários sobre o momento atual. Será que ainda vale a pena investir no exterior? Será que a inflação vai continuar subindo? Por que a inflação só sobe?

Ainda é hora de investir no exterior mas….

 

A resposta é Sim! Ainda é um bom momento para começar a investir no exterior. Temos empresas com relação preço/lucro abaixo de 10 e vários indicadores favoráveis para quem faz Stock picking e pensa no longo prazo.

 

Isso significa que não haverá mais quedas nos preços? Não! Isso não significa que não poderá cair mais, no entanto, significa que os preços das ações, comparado com suas receitas e outros dados, podem estar ótimos para o longo prazo.

 

Contudo, temos que conviver com o dilema de comprar agora ou esperar um pouco mais pra ver se o preço cai. Esse é o momento que o Dólar Cost Average entra em ação. Comprar todos os meses, principalmente quando os preços estão em queda, pode ser a melhor estratégia para o longo prazo.

 

Vamos considerar também o preço do dólar que está variando abaixo de R$ 5,30. O preço do dólar está estável se compararmos com o ano passado quando chegou quase a R$ 6,00. Preço de ações caindo e dólar estável é uma ótima combinação.

Por que a inflação está alta?

 

O principal motivo de a inflação estar alta é a demanda por materiais e serviços contra a oferta. Podemos ver a inflação de duas maneiras. A primeira é quando a taxa de juros está bem baixa e o consumo é estimulado. Assim, as pessoas passam a consumir mais serviços e produtos. A construção também fica em alta com financiamentos mais baratos.

 

No caso de a inflação subir por conta da taxa de juros baixa, os bancos centrais podem atuar aumentando a taxa de juros para segurar o consumo. Estamos vendo exatamente isso agora no Brasil. Nosso banco central subiu a taxa de juros antes de vários países pelo mundo e isso segurou um pouco a inflação.

 

Aliado à alta taxa de juros, tivemos redução nas principais contas de consumo como energia, telecomunicações e combustível. Essa combinação toda está aliviando a inflação brasileira, entretanto, não podemos escapar de outro fator que faz a inflação subir.

A inflação que os bancos centrais não podem controlar

 

Outro motivo que faz a inflação subir é a impressão de dinheiro. Vimos uma impressão passiva de dinheiro pelo mundo afora. Com vários auxílios ao povo mais necessitado, mais produtos foram consumidos, ou seja, a procura por produtos e serviços foram altas e consequentemente o preço também subiu.

 

Entretanto, este não é o maior problema que os bancos centrais podem enfrentar agora. O maior problema é a escassez de produtos. Estamos passando por um momento de escassez de produtos e até serviços e isso está fazendo os preços subirem.

 

Não adianta imprimir mais dinheiro porque não temos excesso de oferta. A crise dos semicondutores é um dos maiores exemplos. É aquela história de querer ter um filho, conhece? Você quer ter um filho? Então tem que aguardar 9 meses. Não adianta engravidar 9 mulheres para ter o filho em um mês.

 

A produção de um semicondutor é algo demorado e trabalhoso. O site Levadata trouxe, no final de 2021, uma projeção para o tempo de fabricação dos principais tipos de semicondutores. Veja na imagem abaixo que alguns tipos passam de 50 semanas para serem produzidos.

inflação

Portanto, não adianta querer acelerar a produção de um produto, como um semicondutor, imprimindo dinheiro. Estamos passando por um momento de escassez de produtos e serviços. Precisamos focar na produção, no entanto, não é tão fácil assim.

 

Diversos produtos precisam de equipamentos caros para serem produzidos. Os próprios semicondutores são difíceis de produzir, existindo apenas a ASML como empresa fabricante principal usando a tecnologia de litografia. É por isso que vimos preços de carros elétricos em geral subindo massivamente. A escassez de semicondutores eleva o preço.

Inflação por causa do COVID-19

 

Enfim a conta do “fique em casa” chegou. Já estamos pagando essa conta há um tempinho e vamos continuar pagando por um tempo maior. Vários bancos centrais demoraram a subir a taxa de juros e freiar suas economias. Os países foram inundados de dinheiro novo impresso pelos bancos.

 

O maior problema agora é que não conseguimos acelerar a produção de nada. Temos uma demanda alta de produtos, principalmente vindos da China, que estão em falta. Em falar nisso, a China fez vários lockdown parando a produção de diversos produtos para o mundo todo.

 

Portanto, nenhum banco central é capaz de melhorar a economia no momento. No máximo eles podem freiar o consumo mas eles não conseguem aumentar a produção nas indústrias. A escassez de material vem das fábricas e não de políticas econômicas erradas. Por mais que queiram imprimir dinheiro para aquecer o mercado, os produtos não serão produzidos na mesma velocidade e a inflação volta a aumentar.

 

Guerra entre a Rússia e a Ucrânia

 

Somado à falta de produtos e serviços e a demora na produção de diversos itens, temos ainda uma guerra em andamento. Essa guerra entre a Rússia e a Ucrânia afeta principalmente a Europa como você já deve ter visto. Entretanto, vários outros países também sofrem com isso.

 

O Brasil é um importador direto de fertilizante da Rússia. Tanto é que o Presidente Bolsonaro esteve com Putin antes de a guerra começar. A Ucrânia também é um ator de relevância para vários países.

 

Não obstante, estamos vendo a guerra entre Putin e a Europa no que tange ao fornecimento de gás. Os Europeus começaram a queimar carvão para poder se “aquecerem”. Os países da OPEP resolveram diminuir a produção de petróleo. Ou seja, são diversos fatores que concorrem para um aumento na escassez de produtos e serviços e consequentemente, aumento da inflação.

 

Esse cenário está longe de acabar. Apesar de termos alguns “descontos” em vários ativos, não estamos vendo o fim do conflito, nem muito menos a solução imediata para a inflação e a escassez de produtos e serviços pelo mundo.

Considerações Finais

 

Nem tudo está resolvido e nem tudo está perdido. Estamos passando por um momento de grande turbulência mas sobreviveremos. A história nos mostra que somos capazes e resilientes para passar por grandes problemas, no entanto, precisamos de tempo para isso.

 

Apesar de ter certeza de que temos bons investimentos a fazer no momento, também tenho certeza que teremos muita volatilidade nos mercados, bem como uma inflação alta que veio pra ficar por um tempo. Arrisco dizer que essa inflação americana só deve baixar a partir de 2024 dependendo das políticas que irão implantar.

 

Este post foi uma concentração de ideias que podemos desenvolver tópico a tópico. Tem tanta coisa para comentar que provavelmente farei um vídeo ou um podcast comentando.

 

E você? Acha que vale a pena começar a investir no exterior agora ou esperar que tudo se resolva e começar depois? Acha que vale a pena investir no exterior ou somente no Brasil está bom?

 

Deixe sua opinião aqui nos comentários.

 

Bons investimentos.

 

Alex.

5/5 - (1 vote)
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
4 Comentários
Novos comentários
Comentários antigos Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Aposentada aos Trinta
Aposentada aos Trinta
16 de outubro de 2022 16:08

Concordo com a resposta à pergunta. Essa semana vi um vídeo com o economista Larry Summers e ele está bem otimista que os problemas que o EUA está enfrentando com inflação alta vão se facilmente contornados com um juros mais alto. Vai ser cíclico. Eu vejo como um oportunidade de comprar S&P com desconto! Já a inflação na Europa tem um componente muito incerto, que é a queda da oferta de energia por conta da Rússia. Por lá a coisa pode ser um pouco mais complicada. Ainda assim, acho difícil ter uma contaminação tão clara ao S&P. Enfim, boas compras!

Leandrinho da TI
Leandrinho da TI
13 de outubro de 2022 20:00

Agora mais do que nunca é a hora de começar, nao quando estava a 4700 o s&p..agora tá 3500 e pode ficar ainda melhor

Translate »
4
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us