google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0
SoftBank

Olá, amigos investidores!

 

SoftBank inicialmente era uma empresa de tecnologia mas devido a habilidade de seu proprietário, Masayoshi Son, hoje é um gigante grupo de investimentos. Sua origem é japonesa e ela foi criada em 1981. Se você entrar no site www.softbank.jp, não vai ver nada de diferente de uma loja de eletrônicos. No entanto, SoftBank é um grupo que já investiu em mais de 190 empresas pelo mundo.

Vamos ver neste post as empresas que a SoftBank já investiu e identificar aquelas que são brasileiras.

Eu sou um bloco de texto. Clique no botão Editar (Lápis) para alterar o conteúdo deste elemento.

SoftBank no Brasil

 

A SoftBank já investiu em vários países e agora adicionou o Brasil à sua lista. Desde 2019 a Empresa tem colocado alguns bilhões por aqui por meio de seu fundo Innovation Fund. Ao todo, 5 bilhões de dólares devem ser investidos na America latina.

Com a “generosidade” do fundo para a América Latina, algumas empresas brasileiras passaram a receber investimentos direto da SoftBank. Já faz uns 6 meses que eu ouvi um podcast ( desculpem mas não lembro onde) que falava das operações do SoftBank no Brasil. Na ocasião, o representante da Empresa no Brasil estava explicando os investimentos.

É certo que 2020 foi um ano atípico e a SoftBank não teve um resultado tão expressivo mas já em 2021 a situação mudou. Ele não fizeram apenas investimentos em empresas vencedoras, também fizeram investimentos em algumas empresas que ainda não trouxeram lucro.

Considerando algumas perdas nessas empresas, o SoftBank continua com um resultado muito positivo. No ano fiscal terminado em março de 2021, a Empresa somava algo em torno de 45 bilhões de lucro. E aqui que entra o poder da diversificação.

SoftBank e o poder da diversificação

 

Como comentei acima, SoftBank iniciou como uma loja de tecnologia mas como o tempo foi se especializando em adquirir negócios. Hoje os fundos do SoftBank investem majoritariamente em startups e empresas em franco crescimento. Como veremos na imagem abaixo, ao todo são mais de 140 empresas que já receberam funding.

O Brasil já está neste lista com várias empresas, a última delas foi a nossa já conhecida Avenue. A corretora americana criada pelo Roberto Lee e seus sócios, recebeu 30 milhões de dólares. Isso foi muito bom para nós porque a Avenue está crescendo e agora já oferece conta bancária em dólar e cartão de débito.

O gráfico abaixo é muito interessante e foi retirado do site CB Insigths. Caso desejar ler o post, clique aqui.

Observando as empresas que receberam investimentos do SoftBank, consigo identificar algumas brasileiras como: Loggi, Rappi, Descomplica, Madeira Madeira, Tempo, Gympass, Mercado Bitcoin, Quinto Andar, HashDex, Contabilizei e Avenue Securities.

Podemos ver no gráfico que a carteira de investimentos do SoftBank é bem diversificada. O portfólio está diversificado entre países e setores. Cada bolinha colorida representa um setor de investimentos como saúde, fintech, varejo e consumo, dentre outras.

Contudo, nem tudo são flores. Algumas empresas que receberam funding não tiveram, até hoje, um resultado positivo. Empresas como a Uber e Wework também estão no portfólio deixando uma marca negativa.

Como investir no SoftBank?

 

Na verdade a intenção deste post não é falar do SoftBank como uma possibilidade de investimento. Eu queria era apenas trazer a informação sobre a Empresa e quais iniciativas brasileiras receberam aportes.

No entanto, ao pesquisar um pouco mais sobre o SoftBank, vi a área de relacionamento com o investidor no site. Entretanto, mesmo que seja bem promissor investir na Empresa, ter uma participação não é assim tão simples.

O SoftBank é negociado na bolsa de Tokyo sob o ticker 9434. A maneira mais fácil de investir é por meio da corretora Interactive Brokers. Lá você tem a opção de investir em diversos países diretamente.

Dividendos, recompra de ações e 5G

O SoftBank tem uma política de pagar dividendos duas vezes ao ano. Atualmente seu dividend yield está em torno de 5,5%. Além de pagar um ótimo dividendo, a Empresa também tem uma política de recompra de ações. Isso é muito interessante para aumentar sua porcentagem no total de ações da empresa.

Além da política de dividendos e de recompra de ações, o SoftBank está focado também em acelerar a implantação da tecnologia 5G. Vamos aguardar para ver quais empresas receberão investimentos.

Considerações Finais

 

O SoftBank investe em empresas do mundo todo e agora o Brasil está incluído nessa lista. Grande empresas brasileiras receberam alguns milhões de dólares e expandiram seus negócios.

O que era uma lojinha de tecnologia se expandiu e virou uma das mais importantes empresas de investimentos em startups. Esperamos que os investimentos não abrem por ai e que possamos ter muito mais capital em empresas brasileiras.

E você? Já conhecia o SoftBank?

Bons investimentos!

Alex.

Curtiu? Avalie post
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Translate »
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us