SoftBank

Olá, amigos investidores!

 

SoftBank inicialmente era uma empresa de tecnologia mas devido a habilidade de seu proprietário, Masayoshi Son, hoje é um gigante grupo de investimentos. Sua origem é japonesa e ela foi criada em 1981. Se você entrar no site www.softbank.jp, não vai ver nada de diferente de uma loja de eletrônicos. No entanto, SoftBank é um grupo que já investiu em mais de 190 empresas pelo mundo.

Vamos ver neste post as empresas que a SoftBank já investiu e identificar aquelas que são brasileiras.

Eu sou um bloco de texto. Clique no botão Editar (Lápis) para alterar o conteúdo deste elemento.

SoftBank no Brasil

 

A SoftBank já investiu em vários países e agora adicionou o Brasil à sua lista. Desde 2019 a Empresa tem colocado alguns bilhões por aqui por meio de seu fundo Innovation Fund. Ao todo, 5 bilhões de dólares devem ser investidos na America latina.

Com a “generosidade” do fundo para a América Latina, algumas empresas brasileiras passaram a receber investimentos direto da SoftBank. Já faz uns 6 meses que eu ouvi um podcast ( desculpem mas não lembro onde) que falava das operações do SoftBank no Brasil. Na ocasião, o representante da Empresa no Brasil estava explicando os investimentos.

É certo que 2020 foi um ano atípico e a SoftBank não teve um resultado tão expressivo mas já em 2021 a situação mudou. Ele não fizeram apenas investimentos em empresas vencedoras, também fizeram investimentos em algumas empresas que ainda não trouxeram lucro.

Considerando algumas perdas nessas empresas, o SoftBank continua com um resultado muito positivo. No ano fiscal terminado em março de 2021, a Empresa somava algo em torno de 45 bilhões de lucro. E aqui que entra o poder da diversificação.

SoftBank e o poder da diversificação

 

Como comentei acima, SoftBank iniciou como uma loja de tecnologia mas como o tempo foi se especializando em adquirir negócios. Hoje os fundos do SoftBank investem majoritariamente em startups e empresas em franco crescimento. Como veremos na imagem abaixo, ao todo são mais de 140 empresas que já receberam funding.

O Brasil já está neste lista com várias empresas, a última delas foi a nossa já conhecida Avenue. A corretora americana criada pelo Roberto Lee e seus sócios, recebeu 30 milhões de dólares. Isso foi muito bom para nós porque a Avenue está crescendo e agora já oferece conta bancária em dólar e cartão de débito.

O gráfico abaixo é muito interessante e foi retirado do site CB Insigths. Caso desejar ler o post, clique aqui.

Observando as empresas que receberam investimentos do SoftBank, consigo identificar algumas brasileiras como: Loggi, Rappi, Descomplica, Madeira Madeira, Tempo, Gympass, Mercado Bitcoin, Quinto Andar, HashDex, Contabilizei e Avenue Securities.

Podemos ver no gráfico que a carteira de investimentos do SoftBank é bem diversificada. O portfólio está diversificado entre países e setores. Cada bolinha colorida representa um setor de investimentos como saúde, fintech, varejo e consumo, dentre outras.

Contudo, nem tudo são flores. Algumas empresas que receberam funding não tiveram, até hoje, um resultado positivo. Empresas como a Uber e Wework também estão no portfólio deixando uma marca negativa.

Como investir no SoftBank?

 

Na verdade a intenção deste post não é falar do SoftBank como uma possibilidade de investimento. Eu queria era apenas trazer a informação sobre a Empresa e quais iniciativas brasileiras receberam aportes.

No entanto, ao pesquisar um pouco mais sobre o SoftBank, vi a área de relacionamento com o investidor no site. Entretanto, mesmo que seja bem promissor investir na Empresa, ter uma participação não é assim tão simples.

O SoftBank é negociado na bolsa de Tokyo sob o ticker 9434. A maneira mais fácil de investir é por meio da corretora Interactive Brokers. Lá você tem a opção de investir em diversos países diretamente.

Dividendos, recompra de ações e 5G

O SoftBank tem uma política de pagar dividendos duas vezes ao ano. Atualmente seu dividend yield está em torno de 5,5%. Além de pagar um ótimo dividendo, a Empresa também tem uma política de recompra de ações. Isso é muito interessante para aumentar sua porcentagem no total de ações da empresa.

Além da política de dividendos e de recompra de ações, o SoftBank está focado também em acelerar a implantação da tecnologia 5G. Vamos aguardar para ver quais empresas receberão investimentos.

Considerações Finais

 

O SoftBank investe em empresas do mundo todo e agora o Brasil está incluído nessa lista. Grande empresas brasileiras receberam alguns milhões de dólares e expandiram seus negócios.

O que era uma lojinha de tecnologia se expandiu e virou uma das mais importantes empresas de investimentos em startups. Esperamos que os investimentos não abrem por ai e que possamos ter muito mais capital em empresas brasileiras.

E você? Já conhecia o SoftBank?

Bons investimentos!

Alex.

Curtiu? Avalie post
Alex Mendes

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
0 0 votes
Article Rating
Inscreva-se
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Translate »
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
()
x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us