google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Carros elétricosChinastocks

Tencent – A Gigante chinesa

By 6 de dezembro de 2020One Comment
Tencent chinesa

Olá amigos investidores!

A Tencent é uma empresa chinesa que oferece diversos serviços na própria China e com isso já abarca milhões de clientes, chegando até mais de um bilhão de clientes em alguns serviços. Na última década a Empresa cresceu demais e hoje seu valor de mercado é de aproximadamente 730 bilhões de dólares. Mesmo com um belo crescimento, a Empresa ainda tem espaço para crescer mais ainda. Você encontra a Empresa nas bolsas de Hong Kong e Estados Unidos sob os tickers 0700 e TCEHY (ADR), respectivamente.

Avenue corretora

 

Tencent e seus serviços

A grande característica da Tencent é que praticamente a totalidade de seus serviços são voltados para os chineses. São milhões de usuários de diversas plataformas que todos os dias acessam os milhares de serviços prestados. Seus serviços conectam pessoas à pessoas, pessoas à empresas e empresas à empresas.

A empresa que começou com o então ICQ que depois foi forçada a mudar de nome para QQ, hoje é a líder no segmento de jogos online e de pagamentos via aplicativos. Fundada em 1988, a Tencent vem oferecendo os serviços que já conhecemos em outras empresas como as FAANG.

 

Tencent

 

A Tencent oferece serviços de rede sociais, comunicações, vídeos, e-mails, cloud, marketing digital, diversas aplicações de pagamentos online através das fintechs, dentre vários outros serviços que vemos em Facebook, Amazon, Apple, Netflix e Google. De quebra, ainda podemos incluir a Microsoft.

Além de todos os serviços oferecidos pela Tencent, ela ainda é a número 1 no mundo em games. A Tencent é a dona da Riot Games com um dos jogos mais famosos do momento chamado League of Legends mas também tem participação na Activision Blizzard (NASDAQ:ATVI) com o Call of Duty e na Epic Games com o Fortnite. Além disso ainda tem participação em outras empresas que fazem jogos para celulares.

A maior parte da receita da Tencent vem dos aplicativos de comunicação, redes sociais e jogos. Desde 2013 a receita total cresceu de 60 para 454 bilhões de RMB. Com o avanço no mundo da tecnologia, 5G, educação à distância e Home office, a Empresa ainda tem muito para crescer.

Fortnite

Outra participações da Tencent

Já vimos que a Tencent oferece diversos tipos de serviços e é a empresa número 1 em games com participações em empresas americanas como a Activision Blizzard mas além disso, ela também tem um segmento automobilístico. Como não poderia ficar de fora, a Tencent tem 5% da Tesla e 16% da NIO.

Além de todas essas empresas, ainda tem participação em empresas como Snap, Shopify, Reddit, JD.com, Universal Music Group, Sogou dentre outras. A Tencent já investiu em mais de 140 empresas que se tornaram unicórnio.

Mas nem tudo são flores. Apesar de toda essa atuação, a Tencent fica um pouco duvidosa por ter grande participação do governo chinês. Há quem diga que a NIO estava em maus lençóis com suas finanças e foi socorrida pela Tencent por ordem do governo chinês. Além disso todas as redes sociais são controladas e já vimos aqui que a Tencent detém todas.

Considerações Finais

Apesar de ser uma empresa que cresceu muito e ainda tem muito a crescer, investir na Tencent gera algumas dúvidas quanto à sua atuação por ordem do governo chinês. Estamos diante de uma disputa hegemônica onde a China tem se expandido por vários países pelo mundo e comprado várias indústrias e empresas. O fato de ter grandes participações em outras empresas, inclusive nos Estados Unidos, pode ser preocupante. Entretanto, se você acredita que a Tencent apenas visa negócios financeiros e seu crescimento, pode ser uma boa opção de investimentos.

Para maiores detalhes, assista o vídeo abaixo.

Bons investimentos!

Alex

Curtiu? Avalie post
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
1 Comentário
Novos comentários
Comentários antigos Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
trackback
12 de março de 2021 15:30

[…] já comentei de outros ETF para investir na China neste post. Também já comentei sobre a Tencent que é a maior empresa chinesa, oferecendo diversos serviços como redes sociais, meios de […]

Translate »
1
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us