Carros elétricosChinastocks

Tencent – A Gigante chinesa

By 6 de dezembro de 2020One Comment
Tencent chinesa

Olá amigos investidores!

A Tencent é uma empresa chinesa que oferece diversos serviços na própria China e com isso já abarca milhões de clientes, chegando até mais de um bilhão de clientes em alguns serviços. Na última década a Empresa cresceu demais e hoje seu valor de mercado é de aproximadamente 730 bilhões de dólares. Mesmo com um belo crescimento, a Empresa ainda tem espaço para crescer mais ainda. Você encontra a Empresa nas bolsas de Hong Kong e Estados Unidos sob os tickers 0700 e TCEHY (ADR), respectivamente.

Avenue corretora

 

Tencent e seus serviços

A grande característica da Tencent é que praticamente a totalidade de seus serviços são voltados para os chineses. São milhões de usuários de diversas plataformas que todos os dias acessam os milhares de serviços prestados. Seus serviços conectam pessoas à pessoas, pessoas à empresas e empresas à empresas.

A empresa que começou com o então ICQ que depois foi forçada a mudar de nome para QQ, hoje é a líder no segmento de jogos online e de pagamentos via aplicativos. Fundada em 1988, a Tencent vem oferecendo os serviços que já conhecemos em outras empresas como as FAANG.

 

Tencent

 

A Tencent oferece serviços de rede sociais, comunicações, vídeos, e-mails, cloud, marketing digital, diversas aplicações de pagamentos online através das fintechs, dentre vários outros serviços que vemos em Facebook, Amazon, Apple, Netflix e Google. De quebra, ainda podemos incluir a Microsoft.

Além de todos os serviços oferecidos pela Tencent, ela ainda é a número 1 no mundo em games. A Tencent é a dona da Riot Games com um dos jogos mais famosos do momento chamado League of Legends mas também tem participação na Activision Blizzard (NASDAQ:ATVI) com o Call of Duty e na Epic Games com o Fortnite. Além disso ainda tem participação em outras empresas que fazem jogos para celulares.

A maior parte da receita da Tencent vem dos aplicativos de comunicação, redes sociais e jogos. Desde 2013 a receita total cresceu de 60 para 454 bilhões de RMB. Com o avanço no mundo da tecnologia, 5G, educação à distância e Home office, a Empresa ainda tem muito para crescer.

Fortnite

Outra participações da Tencent

Já vimos que a Tencent oferece diversos tipos de serviços e é a empresa número 1 em games com participações em empresas americanas como a Activision Blizzard mas além disso, ela também tem um segmento automobilístico. Como não poderia ficar de fora, a Tencent tem 5% da Tesla e 16% da NIO.

Além de todas essas empresas, ainda tem participação em empresas como Snap, Shopify, Reddit, JD.com, Universal Music Group, Sogou dentre outras. A Tencent já investiu em mais de 140 empresas que se tornaram unicórnio.

Mas nem tudo são flores. Apesar de toda essa atuação, a Tencent fica um pouco duvidosa por ter grande participação do governo chinês. Há quem diga que a NIO estava em maus lençóis com suas finanças e foi socorrida pela Tencent por ordem do governo chinês. Além disso todas as redes sociais são controladas e já vimos aqui que a Tencent detém todas.

Considerações Finais

Apesar de ser uma empresa que cresceu muito e ainda tem muito a crescer, investir na Tencent gera algumas dúvidas quanto à sua atuação por ordem do governo chinês. Estamos diante de uma disputa hegemônica onde a China tem se expandido por vários países pelo mundo e comprado várias indústrias e empresas. O fato de ter grandes participações em outras empresas, inclusive nos Estados Unidos, pode ser preocupante. Entretanto, se você acredita que a Tencent apenas visa negócios financeiros e seu crescimento, pode ser uma boa opção de investimentos.

Para maiores detalhes, assista o vídeo abaixo.

Bons investimentos!

Alex

Curtiu? Avalie post
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
0 0 votes
Article Rating
Inscreva-se
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário
Novos comentários
Comentários antigos Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
trackback
10 meses atrás

[…] já comentei de outros ETF para investir na China neste post. Também já comentei sobre a Tencent que é a maior empresa chinesa, oferecendo diversos serviços como redes sociais, meios de […]

Translate »
1
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
()
x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us