google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0
TSM

Olá, amigos investidores!

 

O mundo precisa de semicondutores. Os semicondutores nunca foram tão requisitados no mundo e sua semana só aumenta com o avanço da tecnologia. Tudo o que está à sua volta usa semicondutores e tudo o que está sendo desenvolvido, provavelmente necessitará de semicondutores, portanto, investir em uma, ou mais empresas de semicondutores, pode ser uma boa saída para futuros ganhos.

 

Dentro dessa demanda por semicondutores, algumas empresas se destacam como as mais capazes de produção. Você com certeza conhece a Intel que é uma gigante do setor mas ela tem ficado um pouco parar trás no quesito tecnologia.

 

Surge então a TSM – Taiwan Semiconductor que já é a maior fornecedora de semicondutores no mundo. A TSM sozinha já fornece mais de 50% das necessidades de semicondutores. É por isso que ela é uma das minhas preferidas para longo prazo.

TSM – A maior fabricante de semicondutores do mundo

 

A TSM tornou-se a maior fabricante de chips do mundo. Apesar de existirem muitas empresas classificadas como empresas de semicondutores, como Nvidia e AMD, a TSM produz semicondutores para estas gigantes. Outras empresas que também são clientes da TSM são: Qualcomm, Broadcom e Sony.

 

E o que garante esse sucesso de entregas? Sua produção em escala. Essa escala permite que a Empresa continue investindo na produção. Vamos lembrar que a demanda só aumenta. Já pensaram em quantos aparelhos celulares são fabricados diariamente? E quantos semicondutores são necessários em um veículo elétrico?

 

E a TSM possui esses clientes de peso por que faz o serviço bem feito. Se você pode terceirizar a produção de um componente para uma empresa que tenha capacidade de entregar um bom produto, pra quê perder tempo pesquisando e produzindo?

 

Cabe ressaltar que a Sony também está investindo pesado na Taiwan Semiconductor. Será um investimento de 500 milhões de dólares para a construção da fábrica no Japão.

A expansão da TSM pelo mundo

 

E não para por ai. A Taiwan Semiconductor, vendo que precisa ampliar seus serviços, está investindo 100 bilhões de dólares para diversificar sua produção e sair das dependências da pequena ilha.

 

Além da necessidade de expansão, acredito que a TSM também busca se afastar fisicamente da China. Taiwan está em constante tensão por conta das ideias do Xi Jinping de tomar o território. Se isso acontecer será muito ruim para o mundo.

 

Portanto, a TSM está se expandindo para ambos os lados. De um lado, por meio da Japan Advanced Semiconductor (JASM), ela está se expandindo com a construção de uma fábrica que visa aumentar a produção em 2024. O gasto total estimado para a JASM é de 8,6 bilhões de dólares.

 

Por outro lado, a Empresa está construindo uma nova fábrica no Arizona – EUA, ao custo de 12 bilhões de dólares. E o velho continente também não fica de fora. A União Europeia aprovou a lei Europeia de chips com um orçamento de 15 bilhões de Euros.

Receita por tecnologia e por plataforma

A receita vem crescendo ano a ano bem como sua tecnologia e a abrangência das plataformas. O mercado de smartphones tem uma enorme abrangência, entretanto, foi o setor automotivo que teve o maior crescimento ano a ano.

 

Taiwan semiconductor

 

Agora reparem o quanto ainda há de mercado com semicondutores de 16 nanômetros em diante. Vejam que ainda em 2021, mais de 35% da produção são para essas tecnologias.

 

Portanto, não podemos olhar apenas para frente e para as novas tecnologias. Precisamos olhar também para trás.

 

TSM

Produção de tecnologia antiga

 

E para quem pensa que as empresas necessitam somente produzir a tecnologia de ponta, muito se engana. Apesar de ter uma corrida pelos menores chips e semicondutores para encaixar nos pequenos devices, ainda é necessário que outros semicondutores sejam produzidos.

 

É certo que sua produção de 3 nanômetros já está no mercado, entretanto, há a necessidade de produção também dos semicondutores mais antigos como os de 22 nanômetros. Esses semicondutores são necessários em equipamentos maiores e muitas das vezes mais antigos como máquinas de lavar.

 

Nem todo tipo de tecnologia necessita de semicondutores minúsculos. Imagine o tamanho que pode ter um semicondutor em um caminhão? Na corrida pela Tecnologia e pelo menor produto, esse mercado tem ficado esquecido, no entanto, TSM já está se preparando.

Considerações Finais

 

Como comentei acima, a TSM anunciou que fará um investimento de 100 bilhões de dólares. Só para 2022 o investimento passa de 40 bilhões. Essa expansão vai desde os EUA até o Japão passando pela Europa.

 

Vendo que a necessidade que semicondutores para os aparelhos eletrônicos que crescem a cada dia, vendo a diversificação geográfica, diminuindo a dependência de Taiwan e vendo a necessidade de outros produtos para equipamentos maiores como mencionei acima, vejo um enorme potencial para a TSM.

 

Portanto, se você ainda não estudou a empresa com mais afinco, sugiro fazê-lo enquanto esse crescimento não está totalmente representado no preço do ativo.

 

Eu tenho posição em TSM em dois preços, o primeiro em $53,40 e o segundo em $108 e pretendo aumentar posição. Portanto sou um long em Taiwan Semiconductor. Entretanto, este post não é nenhuma recomendação de compra. Serve apenas como estudos para despertar sua atenção.

 

E você? Já tem TSM? Acha promissora? Pretende colocar em carteira?

 

Bons investimentos.

 

Alex.

Curtiu? Avalie post
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
2 Comentários
Novos comentários
Comentários antigos Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Paulo
Paulo
4 de abril de 2022 16:38

Excelente empresa. Já tenho e continuo comprando.
Alex, não sei se já comentou, mas oq vc acha da ORLY – O’REILLY AUTOMOTIVE INC? Parece ter números interessantes.

Paulo
Paulo
4 de abril de 2022 16:35

TSM é uma excelente empresa. Já tenho e continuo comprando.
Alex, não sei se você já comentou sobre, mas oq você acha da ORLY – O’REILLY AUTOMOTIVE INC? Parece ter números interessantes.

Translate »
2
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us