google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0
5GAplicações Financeiras no ExteriorDestaquesInvestir no exteriorSem categoriastocksTecnologia

Xilinx, a empresa número 1 em dispositivos lógicos programáveis

By 8 de agosto de 2020setembro 20th, 20202 Comments

Olá amigos investidores!

A Xilinx é a empresa número 1 em fornecer dispositivos lógicos programáveis. Ela foi Fundada no Vale do Silício, em 1984 e tem sedes na Califórnia, Irlanda, Singapura e no Japão, além de escritórios corporativos na América do Norte, Ásia e Europa.  

A Xilinx, Inc. (NASDAQ: XLNX) é a principal fornecedora do mundo de dispositivos lógicos programáveis, sendo a primeira inventora do FPGA (field-programmable gate arrays) e a primeira empresa de semicondutores a se especializar na fabricação de hardware.

Resumindo essa tecnologia FPGA, podemos dizer que, basicamente, esses dispositivos podem ser programados para executar uma tarefa específica mesmo após a produção, ou seja, podem ser programados em atuação.

Áreas de atuação da Xilinx

A Xilinx atua em diversas áreas, sendo elas: Automotiva, 5G, data center, aeroespacial e defesa, transmissão e áudio e vídeo, consumo, industrial, médica, emuladores em geral e comunicação tanto via cabo como sem fio. São várias áreas e vários clientes o que mantém a receita bem diversificada.

Para se ter uma ideia, a Xilinx atuando no setor automotivo, é uma importante peça nos carros autônomos. Os dispositivos FPGA permitem que a inteligência artificial dos carros autônomos façam inferências sobre as diversas situações no trânsito.

Os carros autônomos necessitam decidir sobre situações em frações de segundos e não podem ficar dependendo da internet para realizar consultas em um banco de dados. Utilizando os dispositivos FPGA é possível que a inteligência artificial receba informações para realizar seus cálculos (inferência) mais rápido.

Mas não quer dizer que eles não atuem em nuvens. Uma grande área de atuação é justamente a área de data center e Big data. Concomitantemente, o 5G e toda a rede wireless também leva seus produtos.

Aeroespacial e defesa

Ainda na esteira da tecnologia, a Xilinx também atua na área aeroespacial e defesa. Os principais produtos são os drones (UAV, Unmanned Aerial Vehicle), as comunicações militares e por satélite e a parte de radares, vigilância, reconhecimento e inteligência.

A área de defesa é uma que cresce bastante em termos tecnológicos. A única coisa que temos que nos preocupar com essa área, é com o tanto em pesquisa e desenvolvimento que elas necessitam. Vejam só o projeto do F-35 e seus vários problemas durante a finalização do projeto que custam alguns milhões.

Importante frisar que mesmo assim, a Xilinx fornece seus dispositivos. Se uma empresa de defesa desenvolve algo que precisa ser corrigido, muito provavelmente precisará de um dispositivo eletrônico.

Outros produtos

Eu já comecei destacando o FPGA para falar de Xilinx mas ela tem vários outros produtos. Eles também produzem os Adaptive Compute Acceleration Platform (ACAP). Além desses, ainda há outros como os SoCs, MPSoCs & RFSoCs.

Xilinx

Bom são produtos bem específicos e somente os técnicos entendem bem o poder de cada um desses produtos. De qualquer maneira podemos inferir, assim como a inteligência artificial faz proporcionada pelos dispositivos da Xilinx, é que são diversos produtos para diversas plataformas e diversos clientes.

Além disso, vejo uma boa oportunidade de crescimento na empresa mas lembro que este post não é recomendação de compra nem de venda. É apenas uma breve apresentação da empresa para que vocês possam pesquisar mais e decidir.

Com base nas minhas percepções de que a Xilinx é uma boa empresa para ter em carteira, fiz então uma comparação dela com outros do mesmo segmento de atuação.

Comparando Xilinx com seu pares

Eu fiz uma comparação da Xilinx com a Nvidia que tem crescido exponencialmente, a Intel que você já conhece, a TSM que já comentei duas vezes no canal do YouTube e a AMD que também surpreendeu nos últimos anos. Todas tiveram ótimas performance no entanto, vocês vão se surpreender com os resultados.

Comparei em 3 momentos diferentes. Um com período de 10 anos, outro de 3 anos e o último desde janeiro de 2020 até agora em agosto. Veremos então quais ativos tiveram as melhores performance nos diferentes períodos.

Xilinx em comparação com Nvidia, Intel, Taiwan Semiconductor e AMD nos últimos 10 anos. Podemos perceber que a Nvidia disparou mais de 4700% nos últimos 10 anos seguida de AMD com pouco mais de 1000%.

TSM subiu 690% enquanto Xilinx passou de 280% e Intel ficou na lanterninha com 133%. Percebam o quanto esses ativos cresceram em 10 anos.

Xilinx, TSM, Nvidia e Intel e AMD

Já nos últimos 3 anos, a AMD lidera com 546%, seguida de Nvidia com 167% e a TSM, já despontando no podium com 122%. Xilinx subiu 69% a novamente, Intel ficou na lanterninha com 32%.

Pulando agora para o ano de 2020, considerando de janeiro até agosto, temos a Nvidia novamente na liderança com 89%, AMD com 74%, TSM com 37%, Xilinx com 8,2% e na lanterninha, Intel com -20%.

Intel ficou no negativo nos 8 meses de 2020 enquanto das demais tiveram forte crescimento. Isso mostra que devemos sempre olhar o motivo do crescimento dos ativos. Intel é uma empresa antiga e conceituada mas está com dificuldades em trazer performance de novidades para o mercado.

Considerações Finais

As empresas de tecnologia são as que mais têm crescido no mundo. Apple já está quase em 2 trilhões. Já são 4 empresas de tecnologia com valor de mercado acima de 1 trilhão de dólares. São elas, Apple, Microsoft, Amazon e Google.

Como essas gigantes necessitam de componentes para oferecem seus produtos, procurar empresas menores que fornecem esses componentes com certeza trará bons lucros. Ao invés de tentar achar ouro, venda ferramentas de escavação, o mercado será maior.

Bons investimentos

BPM

Curtiu? Avalie post
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
2 Comentários
Novos comentários
Comentários antigos Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Daniel
Daniel
8 de agosto de 2020 12:45

Boa análise mas vcs acham mesmo que tech stocks vao continuar subindo pra sempre? Várias métricas sugerem que estão mais infladas que em 2000. Vcs são loucos de colocar dinheiro em balões como estas. Não dou 3 anos para isto explodir

Translate »
2
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us