BitcoinBlockchainCriptomoedasEthereumMetaversoNFTTecnologiaTokens

NFT – Um exemplo real do mundo virtual?

By 15 de novembro de 2021No Comments
NFT

Olá, amigos investidores!

 

Hoje falaremos um pouco sobre NFT, os Non-Fungible Tokens. Já comentamos sobre Metaverso neste post e essa é uma categoria de investimentos muito promissora que está crescendo a passos largos. Se você ainda não entende dessa área, acompanhe os conteúdos futuros, pois vou compartilhar com vocês meus conhecimentos, aprendizados e minhas aventuras de investimentos nesse mundo.

Mas antes de começar a dar o exemplo de um NFT, preciso comentar rapidamente sobre o que é o blockchain e o que é um NFT. Vamos lá?

Avenue corretora

O que é o Blockchain?

 

Existem milhares de explicações sobre o que é o Blockchain. Não preciso inventar mais uma definição do que é a tecnologia do Blockchain. Lá no site BPMilhao.com, em 2017, eu já tinha comentado algo que estudei naquela época. Aqui eu peço permissão a vocês para trazer uma definição retirada do site da IBM. Vou deixar o link aqui caso vocês queiram ver mais detalhes.

Definição de blockchain: a blockchain é um livro-razão compartilhado e imutável que facilita o processo de registro de transações e o rastreamento de ativos em uma rede empresarial. Um ativo pode ser tangível (uma casa, um carro, dinheiro, terras) ou intangível (propriedade intelectual, patentes, direitos autorais e criação de marcas). Praticamente qualquer item de valor pode ser rastreado e negociado em uma rede de blockchain, o que reduz os riscos e os custos para todos os envolvidos.

Por que a blockchain é importante: as empresas dependem de informações. Quanto mais precisas e rápidas de receber elas forem, melhor. A blockchain é ideal para entregar essas informações, pois ela fornece informações imediatas, compartilhadas e completamente transparentes armazenadas em um livro-razão imutável que pode ser acessado apenas por membros da rede autorizada. Uma rede blockchain pode acompanhar pedidos, pagamentos, contas, produção e muito mais. Como os membros compartilham uma visualização única dos fatos, é possível ver todos os detalhes de uma transação de ponta a ponta, o que oferece maior confiança, eficiência e novas oportunidades.

Sendo assim, blockchain permite que registremos dados que podem ser verificados e autenticados com facilidade sem precisar de um órgão central, como no caso dos cartórios. Explicado, mesmo que de maneira rápida, o blockchain, agora vamos ver o que são os NFT.

O que são NFT, Non-Fungible Tokens?

 

O que são NFT, Non-fungible Tonken? Vemos constantemente pessoas traduzindo o termo para o português como se bastasse para explicar. São tokens não fungíveis, no entanto, em outras palavras, são ativos digitais que não podem ser substituídos por outros.

Portanto, por serem únicos, são considerados obra de artes, mesmo que digital. Eles são únicos, autênticos e possuem valor inestimável aos olhos de colecionadores. Muitos de nós não entendemos nada de artes e quando vimos alguns colecionadores pagando milhões de dólares em uma pintura que parece ter sido feita por uma criança, achamos um absurdo.

Pois isso também acontece no mundo dos NFT. Os colecionáveis digitais possuem autenticidade e confere ao seu dono, o status de colecionador de uma arte. Mesmo que você copie, o dono não é você, entretanto, como identificar que a arte digital não é uma cópia?

É aqui que entra a tecnologia do blockchain que acabei de comentar acima. Utilizando o blockchain uma rede como bitcoin ou ethereum, pode conferir autenticidade a um colecionável digital. Tendo essa condição de validação, o ativo torna-se uma obra de arte.

E agora, deixa eu mostrar um exemplo de uma arte única que foi vendida por milhões de dólares.

NFT, um exemplo real do mundo virtual

 

Christie’s é uma empresa especializada em leilões de obra de artes. E Christie’s fez um dos maiores lesões de um NFT. A arte chamada “Todos os dias: Os primeiros 5000 dias” (Everydays – The first 5000 Days em seu termo original) do artista digital Beeple, foi vendida em março de 2021 por 69 milhões de dólares.

Se você quiser acompanhar o Beeple pelo Instagram, clique aqui e se quiser acompanhar pelo Twitter, clique aqui.

A arte digital consiste em uma arte criada a cada dia por 13 anos e meio. Todos os dias Beeple criava uma arte e juntava à arte anterior. Portanto, sua arte final consiste em 5 mil imagens, sendo uma criada a cada dia.

Os temas são variados. Nos primeiros dias os desenhos eram bem simples, contudo, conforme o tempo foi passando e o projeto foi ficando maior, as imagens passaram a ser mais elaboradas. Abaixo temos a foto do primeiro dia à esquerda e do último dia à direita.

NFT
NFT Beeple

Beeple não é qualquer um

 

Apesar de termos visto que a obra de arte digital foi vendida por 69 milhões de dólares, tenho que dizer que Beeple não é qualquer um criando um desenho estranho. Ele tem mais de 2,5 milhões de fãs no Instagram.

Uma outra obra de Beeple, chamada de Crossroad, também foi vendida por 6,6 milhões de dólares, no entanto, desta vez foi vendida por Pablo Rodriguez-Fraile, que havia comprado por 66 mil dólares. E é assim que esse mundo de NFT vai crescendo.

Já existem até alguns museus virtuais com obras digitais para você visitar. Aqui entra um pouco do mataverso que já comentei anteriormente. Já temos alguns metaversos em versões mais simples como os games, entretanto o mercado está crescendo muito e o antigo Facebook, agora Meta, já está à frente neste assunto.

NFT como um clube

 

Uma das maiores aplicações para mim é de um NFT como um clube. Caso você tenha um determinado NFT, você poderá participar de eventos exclusivos e isso já está acontecendo. É aqui que os NFT, ao meu ver, vão se popularizar e ficar mais caros.

Imagine que você tenha um NFT da Virgin Galactic, aquela empresa que foi ao espaço e está comercializando passagens. Comentei sobre ela quando falei de SPAC. Agora imagine que, quem tenha um NFT, possa desfrutar de uma viagem gratuita. É exatamente o tipo de facilidade e exclusividade que os NFT podem trazer.

O ser humano gosta de exclusividade e os NFT trarão muita exclusividade às pessoas que possuem muito dinheiro. Quer mais um exemplo? Veja a repostagem abaixo extraída da revista Exame.

NFT Messi

E por quanto você acha que o NFT do Messi foi vendido? Que tal, 3 mil ETH que é a moeda da rede Ethereum? Enquanto faço este post, o ETH está sendo negociado em, aproximadamente, 4,5 mil dólares, portanto, o preço de hoje é em média 13,5 milhões de dólares.

E quem tem esse NFT entrou para um seleto clube do Messi. Imagine quanta exclusividade o Messi pode oferecer a essa pessoa? Viajar junto com ele quando for para um jogo, entrar no vestiário, sentar no banco junto com o técnico, jantar junto e mais uma infinidade de possibilidades. Quando você compra um NFT desses, você pode ter exclusividade garantida com o artista e isso confere mais valor ainda.

Esses são apenas alguns exemplos do que os colecionáveis podem conferir ao seu portador. E tudo isso é possível por causa do blockchain que consegue conferir autenticidade àquela pessoa que comprou a arte digital.

Considerações Finais

 

Você pode achar loucura, eu sei, também achava e até acho ainda, no entanto, as pessoas com dinheiro estão comprando e esse negócio está subindo cada vez mais. Claro que não é tão simples entrar nesse mundo. Você precisa conhecer os lugares certos para comprar e o NFT certo que pode trazer valor no futuro. Portanto, antes de pensar em se aventurar nesse mundo, estude bastante sobre o blockchain, bitcoin, ethereum, NFT e por último, sobre metaverso.

Eu ainda não me posicionei diretamente em um NFT. Ainda estou estudando o assunto e confesso que é difícil identificar o que pode ser promissor, entretanto, poderia ficar horas discorrendo sobre vários exemplos que já estudei porém, para não ficar muito enfadonho, vou terminando este post por aqui com a promessa de escrever mais sobre o assunto.

E ai? Já conhecia o mundo dos NFT? Acha loucura? Bolha? Deixe aqui nos comentários a sua opinião.

Bons investimentos.

Alex.

Curtiu? Avalie post
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
0 0 votes
Article Rating
Inscreva-se
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Translate »
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
()
x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us