google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0
AçõesGamesInvestimentos nos Estados UnidosInvestir no exteriorstocksTecnologia

AppLovin – 3º maior software de publicidade móvel

By 8 de novembro de 2021No Comments
Applovin

Olá, amigos investidores!

 

AppLovin é um case muito interessante quando falamos de investir em empresas que estão se tornando públicas por meio do IPO (Inicial Public Offering). Seu IPO foi em abril de 2021 a um preço de $80. No entanto, o mercado achou que estava supervalorizada e derrubou o preço em 18%, logo no primeiro dia. No fim do dia a ação da AppLovin estava sendo negociada a $65. Vamos ver um pouco da história da Empresa e o que aconteceu logo após seu IPO.

AppLovin, 3º maior software de publicidade para celulares

 

Apesar de o IPO da AppLovin ter sido em 2021, a empresa existe desde 2011. É uma empresa de software para aparelhos de celular que faz a conexão das propagandas nos aplicativos. Portanto, AppLovin é a empresa que facilita a vida do marketing e monetização de seus aplicativos.

Se você é um desenvolvedor de aplicativos e não conhece a AppLovin, navegue pelo site deles e veja como é simples, fácil e rápido utilizar a plataforma para conectar seu aplicativo e monetizar. O principal produto da APP é o AppDiscovery.

O software funciona como o Google e o Facebook. Se você entende um pouco de tráfego pago, já sabe que o pixel do Facebook (agora Meta), coleta o dado dos usuários para oferecer os serviços e produtos de interesse daquele público. Por isso você tem a sensação de que seu celular ouviu algo que você comentou e agora está te mostrando propagandas.

Abrangência Mundial

 

AppLovin tem abrangência mundial com escritórios em 19 países. Mais de 10 mil desenvolvedores utilizam seu software, mais de 6 Petabytes são processados diariamente e mais de 500 milhões de usuários diários. Desta maneira AppLovin fica em terceiro no ranking dos software de publicidade para aparelhos móveis. Somente os gigantes Google e Facebook estão à frente.

Além da abrangência mundial, AppLovin é instalado 330 milhões de vezes por mês em iPhones, no entanto, o número de instalações em Android é muito maior. O aplicativo chega a ser instalado 2,5 bilhões de vezes por mês em aparelhos Android.

Jogos, a maior receita vem de jogos

 

A publicidade na internet está em nossas mãos. Os celulares representam em torno de 70% de toda publicidade na internet. Sites como do próprio Google mostram em que tipo de aparelho o conteúdo está sendo mais mostrado. Estamos falando de um mercado de quase 300 bilhões de dólares.

Eu já comentei outras vezes por aqui que o site BankMyCell mostra o número de aparelhos celulares no mundo. Existem quase 7 bilhões de celulares pelo mundo e bilhões de aplicativos são baixados anualmente. Portanto, a oportunidade de crescimento é enorme.

E quando falamos de aplicativos de celular, pensamos logo em duas categorias. A primeira são as redes sociais. Entretanto essas redes resumem-se a um máximo de 10. A segunda é sobre jogos e neste quesito, nem consigo mensurar quantos aplicativos de jogos existem para celulares.

Crescimento constante

 

O crescimento de AppLovin é constante. A Empresa ficou anos com capital fechado e, ao invés de fazer rodadas de investimentos, aumentou sua dívida que chegou a 2 bilhões de dólares. No entanto, AppLovin já estava gerando um fluxo de caixa muito positivo na casa dos 200 milhões de dólares em 2019.

Entre 2018 e 2020, APP fez a aquisição de 10 empresas. Fora isso, ainda investiu cerca de 1 bilhão de dólares em estúdios para facilitar a construção de aplicativos de jogos. Hoje são 16 estúdios globais gerando mais de 1,2 bilhões de dólares de receita.

AppLovin

AppLovin compra MoPub do Twitter

 

Para finalizar com alguns highlights de AppLovin, a última notícia caiu no gosto do mercado. APP fechou negócio para comprar o MoPub do Twitter por 1,05 bilhão de dólares. O MoPub é um in-app do Twitter para fazer publicidade. O software é usado por 45 mil aplicativos móveis atingindo cerca de 1,5 bilhão de usuários em todo mundo.

Falando em receita, o MoPub gerou quase 190 milhões de dólares para o Twitter em 2020. Portanto, pagar 1,05 bilhão no negócio não foi tão ruim. Assumindo que se manterá assim, em aproximadamente 5 anos o negócios está pago.

Dois detalhes ainda sobre caixa e dívida da AppLovin. A compra do MoPub foi feito com dinheiro em caixa, porém a APP anunciou planos de um empréstimo de 1,5 bilhão de dólares para fins corporativos em geral. Portanto, para uma empresa que já teve quase 2 bilhões em dívida e soube gerar caixa, que somou mais de 1 bilhão em caixa para a compra do MoPub, acredito que saberá utilizar bem esse 1,5 bi.

Considerações Finais

 

Eu sou acionista do AppLovin desde abril de 2021. O IPO foi em $80 e depois disso o preço caiu até $60. Quando bateu $61 eu abri posição e pretendo manter para longo prazo. Não estou comprando mais no momento por achar que minha posição é tamanho suficiente e também por já estar com 59% de lucro.

Entretanto, se é realmente uma empresa de crescimento, há espaço para esse lucro multiplicar por 2 ou até 3 vezes. Sendo assim, faça suas diligências, estude bem o ativo e se abra posição com consciência.

Este post, como todos os outros, não é uma recomendação de compra.

Agora me diz ai nos comentários o que acha de AppLovin.

Bons investimentos.

Alex.

Curtiu? Avalie post
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Translate »
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us