google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Olá amigos investidores!

As ações da Apple estão caras? Esta foi uma das perguntas que mais ouvi no mês de junho de 2020. Como vocês já devem saber, sou um grande fã da Maçã e usuário de quase todos os seus produtos. Gosto da qualidade e da durabilidade de seus produtos. No entanto, as ações da Apple estão um pouco caras na minha opinião.

Analisando a variação no preço das ações da Apple

Eu comprei as ações da Apple pela primeira vez em 2017. Naquela ocasião paguei algo em torno de $170. Após isso fiz outras compras que variaram de $158 até $220, porém ao atingir $324 já achei que estava esticada e vendi uma parte.

Eu não fico fazendo valuation mas vejo na internet vários cálculos que acabam chegando a um valor entre $320 e $370 na melhor das hipóteses. Cabe ressaltar que esses valuations foram calculados na época em que não havia o Coronavirus.

Em dezembro de 2018 e início de 2019, caso você se lembre, as ações da Apple caíram muito de preço. Naquela ocasião a China tinha diminuído o volume de compra de iPhones e fez a receita despencar. As ações da Apple chegaram a custar menos de $150.

Eu até fiz um post comentando que achava um exagero o preço. Vi uma oportunidade de compra e foi quando comprei mais algumas ações. Em 2019 as ações da Apple subiram 100%. O gráfico abaixo mostra a evolução do preço desde janeiro de 2019.

ações da apple

Se considerarmos o preço das ações da Apple em 150$ no início de 2019, veremos que elas tiveram uma alta de 146%. É um crescimento muito grande em apenas um ano e meio. Para quem acompanha e gosta de fazer Stock picking, foi uma excelente oportunidade.

avenue

Porque as ações da Apple estão caras

Quando o preço das ações bateram R$ 324,00, eu vendi ⅓ do que tinha em carteira. No momento eu já estava achando que tinha subido demais. Se vários analistas tinham o consenso de que o preço chegaria até $320-$350 em 2020, então em fevereiro já estávamos quase na máxima das previsões.

Outro motivo de eu ter vendido ⅓ da ações da Apple é que ela tomou proporções muito grandes na minha carteira em relação às outras. Mesmo assim, como montante que ainda tenho e com as novas altas, ela assumiu a liderança em folga no meu portfólio.

ações da apple

Como podemos ver no gráfico, Apple ocupa 22% da minha carteira de Stocks. O segundo lugar fica com a Berkshire Hathaway com 18%. Em um determinado momento BRK era maior do que Apple. Cabe ressaltar que mesmo após ter vendido uma parte das ações da Apple, ainda tenho mais de 80% de rentabilidade nela sem considerar dividendos.

Principal motivo

Mas o principal motivo que me faz achar que ela está cara, não é o fato de as ações terem batido o teto histórico de $370. O que me faz classifica-la como cara, é o fato do momento em que vivemos contra as altas sequenciais no preço.

Ainda estamos em quarentena. A Epidemia continua nos assombrando. Ainda não temos uma vacina e apesar de estarmos nos adaptando para viver, muitas pessoas ainda estão desempregadas. Muitas lojas fechadas e algumas falidas. A própria Apple fechou diversas lojas pelo mundo. Abriu algumas mas já voltou a fechar mais de 30 nos EUA.

Se o desemprego continua alto, se as vendas caíram, se as lojas estão fechadas, se a economia continua fragilizada tentando sobreviver com a injeção de dinheiro pelo FED, por qual motivo as ações estão subindo e batendo no teto histórico?

Considero que as vendas serão largamente afetadas no próximo trimestre. Caso isso aconteça, o preço das ações da Apple vão ter um belo recuo. Espero um recuo de 20% chegando a custar novamente $300. Mesmo assim não seria um preço baixo. Mas nem tudo é tão ruim assim.

Pontos à favor da Apple

Alguns pontos positivos para a Apple que tornam ela uma empresa excelente. O primeiro é o tamanho de seu caixa. Mesmo com tantos problemas, Apple vem crescendo dividendos, comprando empresas, investindo em tecnologias e produtos e se mantendo no topo da lista das techs com um caixa gigantesco.

Os serviços como iCloud e os weareables como iWatch, têm seus números crescendo na casa de 2 dígitos. Novas tecnologias como a realidade aumentada estão sendo implementadas em seus aparelhos. O iPhone 12 já com a tecnologia 5G embarcada, promete revolucionar o uso dos aparelhos celulares.

Apesar de o COVID-19 ser algo muito ruim para o mundo, a Apple está ajudando financiando alguns projetos e tentando colocar recursos nos iPhones que ajudem a identificar onde a doença está presente.

Mais um ponto positivo é que nesta pandemia, com muitas pessoas em Home office, os serviços digitais aumentaram muito. Não só a Apple se beneficiou disso como a maioria das techs. Inclusive aquelas que trabalham com segurança cibernética, pois não faltam ataques diários na internet.

FOMO

FOMO é uma sigla para identificar o medo de estar fora de um ativo. A sigla significa Fear of Missing Out e neste diapasão, muitas pessoas têm medo de ficar de fora de uma possível alta nos preços. Quando decidi vender parte das minhas ações da Apple, tive um certo FOMO.

Mas olhando os fundamentos mais friamente, decidir que era momento de realizar parte do lucro. Felizmente peguei o lucro e comprei outros ativos que também subiram em média 40% de março até hoje. Agora estou em um FOMO novamente mas já estipulei que se o preço das ações da Apple baterem $370 novamente, venderei mais uma parte.

Vamos lembrar que o mercado de ações sobe caindo. Apple está no seu preço máximo na história da empresa e muito provavelmente ela cairá antes de continuar essa subida novamente. Digo que ela via cair não simplesmente porque está subindo mas sim pelos motivos que expus.

Sendo assim, lutem contra o FOMO e pensem sobre essa grande alta no ano sem que as vendas tenham crescido na mesma proporção. Podemos ter uma boa oportunidade de um swing trade vendendo agora e recomprando na casa dos $300.

Mas lembre-se que este post não é recomendação de venda nem de compra, apenas é uma análise do que eu acho sobre Apple. Analise com suas premissas o que fazer com Apple. Confesso que estou inclinado a vender mais uma parte.

Considerações Finais

O mercado de ações é imprevisível. Quando achamos que vai cair ele sobe e quando achamos que vai subir ele cai. Estamos em um momento muito crítico na economia mundial mas muitos ativos estão com seu preço no teto histórico como se nada tivesse acontecendo.

Cabe a você, investidor, identificar as distorções no mercado e aproveitar as oportunidades. O comportamento humano e o fator psicológico também estão presentes na hora de operar o mercado. Em um momento em que as ações da Apple estão na sua máxima histórica com lojas fechadas e vendendo menos produtos, fica a confusão mental se devemos comprar, vender ou manter.

O que você acha sobre isso? Deixe nos comentários sua análise e sua opinião sobre a Apple.

Bons investimentos.

5/5 - (2 votes)
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
2 Comentários
Novos comentários
Comentários antigos Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Matheus
Matheus
5 de julho de 2020 23:25

Excelente post!!!
Realmente a dúvida paira em nossas mentes. Ainda estou estudando o ação a ser tomada. Sua linha de raciocínio é muito boa BPM! Sempre na luta por tomadas de decisão pautadas na racionalidade, ainda que o nosso emocional reme contra!

Translate »
2
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us