Olá, amigos investidores!

A construção de uma carteira de investimentos requer uma boa base para depois alçar alguns topos. É como se fosse uma pirâmide. Na base da pirâmide você precisa adicionar ativos resilientes e antifragéis e no topo, que é a menor parte da pirâmide, você pode adicionar ativos mais arriscados.

Uma carteira de investimentos sólida precisa ser revista constantemente e sempre que a base com esses ativos ficar menor, devemos voltar a adicionar os ativos resilientes, mesmo que eles não estejam tendo retornos como os ativos que estão no topo.

Vamos ver neste post alguns ativos resilientes para a construção de uma carteira de investimentos.

Como construir uma carteira de investimentos

Em primeiro lugar, vamos fazer um resumo de como construir uma carteira de investimentos.

Uma carteira de investimentos deve ser diversificada entre setores com divisões praticamente iguais. Obviamente, não há necessidade de ficar comprando e vendendo ativos semanalmente para manter a equidade dos ativos, mas é sempre bom checar o peso de cada ativo na carteira.

A diversificação deve passar por setores como tecnologia, consumo, serviços, moradia, saúde, commodities, dentre outros. Também, é interessante que passe por moedas diferentes e classes de investimentos diferentes como stocks, REIT e ETF.

Dentro da diversificação, mesmo já diversificando em setores e classes de investimentos, ainda podemos selecionar ativos de crescimentos e ativos pagadores de dividendos. Toda essa escolha chama-se alocação de ativos.

Outro ponto a ser considerado é a quantidade de ativos. Considere ter em média 3 ativos do mesmo setor. Desta maneira, você pode escolher alguns bem sólidos e outros mais arriscados.

Enfim, são bastante opções sobre as quais poderemos conversar em outra hora, por enquanto, vamos ver como manter uma carteira sólida.

Avenue corretora

Mantendo sólida uma carteira de investimentos

Para manter uma carteira de investimentos sólida é necessário construir a base da sua pirâmide com ativos resilientes. Ativos resilientes são aqueles que estão no mercado há décadas, passaram por crises, guerras e ainda assim estão crescendo.

Existem ativos que crescem muito rapidamente chegando a mais de 100% ao ano, mas todos os ativos que têm esse potencial de crescimento, também tem um maior risco de queda.

Um bom começo para identificar esses ativos é olhando para a lista das empresas chamadas de Dividend Aristocrats e Dividend King. A primeira classe é composta por ativos que pagam dividendos crescentes e ininterruptos há mais de 25 anos. Já a segunda, Dividend Kings, pagam dividendos crescentes e ininterruptos há mais de 50 anos.

Essas empresas provaram-se no tempo mantendo a administração firme provando que a gestão dos negócios e dos recursos obedece a um critério resiliente a crises.

Pense no setor de entretenimento durante uma pandemia como agora. O setor todo praticamente fechou, trazendo prejuízos gigantes. Durante todo o período da pandemia, essas empresas tiveram que renovar empréstimos, suspender dividendos ou até mesmo vender parte de seu portfólio.

Já empresas que prestam serviços de utilidades ou então fabricam produtos de higiene, alimentação ou saúde, não podem parar suas operações e, em determinados momentos, seus serviços ou produtos são mais demandados.

Tendo essa ideia de que a base da carteira deve ser composta por ativos sólidos e resilientes, vamos ver 3 ativos que considero bons para manter uma carteira de investimentos sólida.

3 ativos para manter uma carteira de investimentos sólida

Como mencionei acima, o setor de higiene é um dos setores que nunca vai parar sua produção. Mesmo que diminuam suas vendas, ainda assim vão continuar produzindo bastante.

Entretanto, não basta colocar qualquer empresa de produtos de higiene na carteira, precisamos selecionar aquelas que atendem aos critérios de resiliência e, por isso, o primeiro ativo dos 3 que apresentarei hoje é a Johnson & Johnson (NYSE:JNJ)

Johnson & Johnson

A JNJ é uma empresa que não atua somente na parte de higiene, mas também na parte de saúde, médica e farmacêutica. A empresa existe há mais de 130 anos e atua praticamente no mundo inteiro. Seu valor de mercado é de mais de 380 bilhões de dólares.

No site Investing.com, aonde gosto de olhar os gráficos, temos informações apenas desde 1980. Mesmo sendo somente um terço de vida do mercado, ou seja, 40 anos, podemos ver que a ação custava em torno de $1,50 (um dólar e cinquenta centavos).

carteira de investimentos

Considerando um investimento de mil dólares em 40 anos na JNJ, como mostrado no gráfico, teríamos um retorno 8.700% sem considerar o reinvestimento dos dividendos. Percebam que, neste período, os Estados Unidos tiveram várias guerras e recessões mas a JNJ se manteve firme.

Como falei, o retorno de 8.700% é sem considerar os dividendos e, falando neles, outra boa notícia. A JNJ paga dividendos crescentes e ininterruptos há 58 anos.

Desta maneira, já podemos ver que a JNJ é uma empresa muito resiliente a crises, no entanto, ainda assim é interessante estudar seus resultados trimestrais antes de iniciar os investimentos.

Procter & Gamble

A Procter & Gamble assim como a Johnson & Johnson, atua no segmento de higiene, beleza, saúde e home care. Atua no mercado há mais de 180 anos e possui valor de mercado de mais de 570 bilhões de dólares.

Olhando novamente o gráfico dos últimos 40 anos na Investing.com, vemos que sua ação custava $2,10 em 1980 e hoje está na casa dos $142. Ou seja, uma alta de aproximadamente 6.660%.

carteira de investimentos

Além de ser uma empresa secular, ela também é secular na distribuição dos dividendos. Seus dividendos são distribuídos há 130 anos e nos últimos 64 anos os dividendos foram crescentes e ininterruptos, tornando-a uma empresa Dividend King.

Não deixe de conferir uma das melhores empresas para crescimento com a chegada do 5G.

Colgate-Palmolive

carteira de investimentos

A Colgate-Palmolive é mais uma empresa secular no setor de higiene, saúde, home care e beleza. Juntamente com a JNJ e a PG, é a terceira empresa resiliente para se ter em uma carteira.

A Colgate-Palmolive existe há mais de 200 anos e possui um valor de mercado de aproximadamente 60 bilhões de dólares. No nosso gráfico de 40 anos podemos ver que o preço da ação saiu de 0,73 centavos para $79.

carteira de investimentos

Neste período de 40 anos, um investimento de mil dólares teria retornado 8.900% sem considerar os dividendos. E falando em dividendos, a Colgate-Palmolive é uma empresa Dividend King pagando dividendos crescentes e ininterruptos há 57 anos.

Esses 3 ativos são do mesmo segmento de investimentos. Se compararmos o retorno de cada um deles com ativos como a Tesla que subiu mais de 8.000% em apenas 10 anos, sendo 600% no último ano, as 3 empresas não parecerão tão empolgantes.

Contudo, estamos falando de empresas que resistiram e poderão resistir a crises, recessões, eleições e conflitos futuros.

Não que não haja espaço para uma ação tipo Tesla na carteira, mas com certeza ela não pode ser a base da sua carteira de investimentos.

Considerações Finais

A construção de uma carteira de investimentos deve contemplar diversos itens como a diversificação e a qualidade das empresas. Neste post, eu trouxe 3 ativos do setor de higiene, saúde, beleza e home care que se provaram resilientes durante várias décadas.

Antes de iniciar uma carteira de investimentos, analise os números e o histórico das empresas. Crie uma base sólida e depois pense em ativos de maior risco e, possivelmente, maior retorno.

Fique à vontade para deixar nos comentários abaixo outros ativos que você ache resilientes para a construção da base de uma carteira de investimentos sólida.

Bons Investimentos!

BPM

admin

Author admin

More posts by admin
0 0 vote
Article Rating
Inscreva-se
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Translate »
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
()
x
Preencha os dados abaixo e baixe gratuitamente seu e-book
Baixar e-book agora
Conheça as principais corretoras no exterior e abra sua conta hoje mesmo!
Fique tranquilo, seu e-mail nunca será repassado para terceiros!
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us