Olá amigos investidores!

Com a questão da pandemia muitos ativos precisaram suspender ou diminuir seus dividendos. Neste post falarei de 4 ativos que sairão da carteira BPM High Dividends.

Temos visto que alguns gestores suspenderam os dividendos para evitar gastar o caixa até que as contas se normalizassem. Outros preferiram diminuir o pagamento de dividendos gastando caixa mas manter o acionista menos “nervoso”.

Já sabemos que nos Estados Unidos a política de pagamento de dividendos é muito séria e muitas pessoas vivem de dividendos, sendo assim, suspender ou diminuir dividendos é algo muito ruim para a empresa. Suspender ou diminuir dividendos faz a empresa perder seus acionistas. Ainda tem a questão de cortar os dividendos, ou seja, para de pagar, no entanto, é mais difícil acontecer.

Avenue corretora

Para manter o caixa saudável, diversas empresas tomaram atitudes pouco amigáveis. A primeira foi exatamente o que acabei de comentar, ou seja, suspender os dividendos. Já outras empresas diminuíram a verba de pesquisa e desenvolvimento enquanto outras suspenderam seus programas de recompra de ações, como a AT&T.

Ainda falando dos dividendos, algumas empresas estão mantendo o pagamento regular mesmo passando por momentos de dificuldades e é aqui que entramos avaliando se vale a pena permanecer nessas empresas ou não. Por isso, fiz uma análise na carteira BPM High Dividends para fazer um rebalancemento e ver se todos os ativos ainda atendem os requisitos.

Carteira BPM High dividends

A carteira BPM High Dividends foi criada em janeiro de 2020 com o intuito de mostrar a evolução de uma carteira focada em ativos que pagam bons dividendos. Para compor a carteira eu escolho ativos sólidos e que paguem mais de 4% de dividendos ao ano.

Considerando que a taxa de juros nos EUA é praticamente zero, receber 4% de dividendos ao ano seria suficiente para fazer saques e corrigir a inflação, sem consumir o principal. Obviamente os saques vão depender de quanto receberei de dividendos e de quanto preciso para viver. Não se esqueça que pagamos 30% de imposto sobre os dividendos.

Como os preços dos ativos podem variar bastante de um ano para o outro, pode acontecer de um ativo sair da esfera dos 4% de dividendos caso seu preço suba muito. Sendo assim, caso um ativo tenha subido demais seu preço, e o dividend yield tenha ficado abaixo de 4%, ele sairá da carteira BPM High Dividends e computarei o ganho de capital.

Não deixe de ver a avaliação completa de todos os ativos na carteira no vídeo abaixo.

Mesmo que o ativo seja promissor, ainda assim vou retirá-lo da carteira por não atender mais os requisitos, no entanto, este ativo provavelmente constará na minha carteira pessoal.

Outro motivo para retirar um ativos da Carteira BPM High Dividends é o fato de cortar os dividendos para ficar abaixo de 4% ao ano. Como veremos a seguir, tive um ativo que mesmo cortando parte dos dividendos, ficou acima de 4% ao ano e se manterá na carteira.

4 ativos que sairão da carteira BPM High Dividends

Corning (NYSE:GLW)

O primeiro que será retirado da carteira não está sendo retirado por cortar, suspender ou diminuir seus dividendos e sim por ter subido muito de preço. A Corning (NYSE:GLW) subiu tanto desde que comprei que o DY dela caiu para 2,5% ao ano.

Corning subiu 66% desde que comprei ela em maio de 2020. Comprei GLW a $21 e hoje está sendo negociada a $35. Será um ganho de capital de $14 por ação. Este ganho será líquido, uma vez que a venda não vai superar os 35 mil reais para gerar imposto sobre o ganho de capital.

Conforme podemos ver na imagem abaixo, quando comprei GLW, ela pagava um DY de mais de 4%. Apesar de ver que no histórico dela dos últimos 4 anos a média de DY é de 2,45%, ela atendia os requisitos para entrar na carteira. Entretanto, hoje, não atende mais.

BPM High dividends

Sendo assim, Corning (NYSE:GLW) irá sair da carteira com um excelente ganho de capital e deixará o lugar para algum outro ativos que ainda vou escolher. Importante ressaltar que ela continua na minha carteira pessoal e além de ter feito um post falando dela, ainda aumentei posição por acreditar bastante no ativo.

Wells Fargo (NYSE:WFC)

Como você já deve saber, Wells Fargo é um grande banco nos Estados Unidos. Inclusive abri conta lá ano passado quando fui à Orlando. Se você ainda não viu este review, clique aqui.

O motivo de WFC sair da carteira foi porque cortaram os dividendos em 80%, ou seja, caiu de 0,51 centavos para 0,10. Este corte ocorreu em julho, sendo assim, o yield caiu para míseros 1,5%. Como nossa carteira só admite yield de 4% pra cima, Wells Fargo será eliminada por hora.

Wells fargo

Como podemos ver na imagem abaixo, WFC tem um yield médio, nos últimos 4 anos, de 3,87%, ou seja, bem próximo do nosso ponto de corte. Dede fevereiro de 2020 o yield ficou acima de 4% até reduzirem os dividendos.

BPM High Dividends

Deste modo, Wells Fargo é o segundo ativo que sairá da carteira BPM High Dividends para dar espaço à outra empresa que esteja mantendo seus pagamentos de dividendos acima de 4%. Inclusive vou reavaliar se ela ficará na minha carteira pessoal.

EPR Properties (NYSE:EPR)

EPR Properties é um REIT muito bom mas que sofreu demais na pandemia. O REIT vinha aumentando seus dividendos e seu portfólio há anos. Por ser totalmente focada em entretenimento e escolas, teve praticamente seu fechamento total durante a pandemia.

Visando garantir solidez nas contas, EPR suspendeu o pagamento de dividendos. O lado bom deste REIT é que eles não possuem dívidas de curto prazo e isso traz um fôlego para esperar a pandemia passar.

A imagem abaixo mostra o último pagamento em abril de 2020 e podemos perceber o crescimento anual de seus dividendos. Ainda não sabemos ao certo se voltarão a pagar dividendos como antes e por isso aguardarei até dezembro para decidir se vendo ou não.

EPR

EPR é um case interessante de investimento, contudo seu risco aumentou bastante, uma vez que ainda não temos a volta 100% de suas propriedades. Seu preço atual é considerado subvalorizado caso consigam retornar com suas atividades em curto prazo. Como mencionei, é um ativo que está em standby até dezembro. Se nada for anunciado, retirarei da carteira.

Park Hotels & Resorts (NYSE:PK)

Este é um REIT novo no mercado mas já vinha demonstrando uma boa gestão. Pagava altos dividendos e ainda fazia transações de comprar e venda de hotéis gerando ganho de capital. Com a chegada da pandemia, muitos hotéis fecharam e alguns poucos funcionaram para o pessoa que trabalhava na área de saúde.

A receita logo foi impactada e em maio de 2020 PK resolveu suspender o pagamento de dividendos até o final do ano.

PK

Como podemos ver na imagem abaixo, PK, desde seu IPO, paga um dividend yield bem alto. Se considerarmos a média de 4 anos, praticamente todo seu tempo de vida, temos um DY de 11,72%.

PK

Igualmente EPR, PK ficará na carteira até dezembro quando devem anunciar o que farão em relação ao pagamento de dividendos. Caso resolvam diminuir os dividendos, ainda assim pode ficar acima de 4% e manterei em carteira, caso contrário, se nada for definido, venderei.

Considerações Finais

A carteira BPM High Dividends foi criada para mostrar a evolução dos ganhos com dividendos ao longo dos anos. Mesmo pagando os 30% de imposto, pode ser muito rentável investir em boas empresas pagadoras de dividendos.

O requisito para estar na Carteira BPM High Dividends é apenas ter um DY acima de 4%. Como alguns ativos diminuíram ou suspenderam seus dividendos por causa da pandemia, faz-se necessário uma reavaliação da situação da carteira como um todos.

Os demais ativos ainda estão em linha com os requisitos e permanecerão na carteira. Agora é hora de procurar outros bons ativos que estejam pagando mais de 4% de dividendos ao ano para substituir os ativos listados.

E você, o que acha desses ativos?

Bons investimentos!

BPM

Curtiu? Avalie post
Alex Mendes

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
0 0 votes
Article Rating
Inscreva-se
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário
Novos comentários
Comentários antigos Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
trackback
7 meses atrás

[…] deixe de acompanhar também a carteira BPM High Dividends. Nela eu mostro ativos que pagam mais de 4% de dividendos ao ano e que possuem uma saúde […]

Translate »
1
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
()
x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us