google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Olá amigos investidores!

Com a questão da pandemia muitos ativos precisaram suspender ou diminuir seus dividendos. Neste post falarei de 4 ativos que sairão da carteira BPM High Dividends.

Temos visto que alguns gestores suspenderam os dividendos para evitar gastar o caixa até que as contas se normalizassem. Outros preferiram diminuir o pagamento de dividendos gastando caixa mas manter o acionista menos “nervoso”.

Já sabemos que nos Estados Unidos a política de pagamento de dividendos é muito séria e muitas pessoas vivem de dividendos, sendo assim, suspender ou diminuir dividendos é algo muito ruim para a empresa. Suspender ou diminuir dividendos faz a empresa perder seus acionistas. Ainda tem a questão de cortar os dividendos, ou seja, para de pagar, no entanto, é mais difícil acontecer.

Avenue corretora

Para manter o caixa saudável, diversas empresas tomaram atitudes pouco amigáveis. A primeira foi exatamente o que acabei de comentar, ou seja, suspender os dividendos. Já outras empresas diminuíram a verba de pesquisa e desenvolvimento enquanto outras suspenderam seus programas de recompra de ações, como a AT&T.

Ainda falando dos dividendos, algumas empresas estão mantendo o pagamento regular mesmo passando por momentos de dificuldades e é aqui que entramos avaliando se vale a pena permanecer nessas empresas ou não. Por isso, fiz uma análise na carteira BPM High Dividends para fazer um rebalancemento e ver se todos os ativos ainda atendem os requisitos.

Carteira BPM High dividends

A carteira BPM High Dividends foi criada em janeiro de 2020 com o intuito de mostrar a evolução de uma carteira focada em ativos que pagam bons dividendos. Para compor a carteira eu escolho ativos sólidos e que paguem mais de 4% de dividendos ao ano.

Considerando que a taxa de juros nos EUA é praticamente zero, receber 4% de dividendos ao ano seria suficiente para fazer saques e corrigir a inflação, sem consumir o principal. Obviamente os saques vão depender de quanto receberei de dividendos e de quanto preciso para viver. Não se esqueça que pagamos 30% de imposto sobre os dividendos.

Como os preços dos ativos podem variar bastante de um ano para o outro, pode acontecer de um ativo sair da esfera dos 4% de dividendos caso seu preço suba muito. Sendo assim, caso um ativo tenha subido demais seu preço, e o dividend yield tenha ficado abaixo de 4%, ele sairá da carteira BPM High Dividends e computarei o ganho de capital.

Não deixe de ver a avaliação completa de todos os ativos na carteira no vídeo abaixo.

Mesmo que o ativo seja promissor, ainda assim vou retirá-lo da carteira por não atender mais os requisitos, no entanto, este ativo provavelmente constará na minha carteira pessoal.

Outro motivo para retirar um ativos da Carteira BPM High Dividends é o fato de cortar os dividendos para ficar abaixo de 4% ao ano. Como veremos a seguir, tive um ativo que mesmo cortando parte dos dividendos, ficou acima de 4% ao ano e se manterá na carteira.

4 ativos que sairão da carteira BPM High Dividends

Corning (NYSE:GLW)

O primeiro que será retirado da carteira não está sendo retirado por cortar, suspender ou diminuir seus dividendos e sim por ter subido muito de preço. A Corning (NYSE:GLW) subiu tanto desde que comprei que o DY dela caiu para 2,5% ao ano.

Corning subiu 66% desde que comprei ela em maio de 2020. Comprei GLW a $21 e hoje está sendo negociada a $35. Será um ganho de capital de $14 por ação. Este ganho será líquido, uma vez que a venda não vai superar os 35 mil reais para gerar imposto sobre o ganho de capital.

Conforme podemos ver na imagem abaixo, quando comprei GLW, ela pagava um DY de mais de 4%. Apesar de ver que no histórico dela dos últimos 4 anos a média de DY é de 2,45%, ela atendia os requisitos para entrar na carteira. Entretanto, hoje, não atende mais.

BPM High dividends

Sendo assim, Corning (NYSE:GLW) irá sair da carteira com um excelente ganho de capital e deixará o lugar para algum outro ativos que ainda vou escolher. Importante ressaltar que ela continua na minha carteira pessoal e além de ter feito um post falando dela, ainda aumentei posição por acreditar bastante no ativo.

Wells Fargo (NYSE:WFC)

Como você já deve saber, Wells Fargo é um grande banco nos Estados Unidos. Inclusive abri conta lá ano passado quando fui à Orlando. Se você ainda não viu este review, clique aqui.

O motivo de WFC sair da carteira foi porque cortaram os dividendos em 80%, ou seja, caiu de 0,51 centavos para 0,10. Este corte ocorreu em julho, sendo assim, o yield caiu para míseros 1,5%. Como nossa carteira só admite yield de 4% pra cima, Wells Fargo será eliminada por hora.

Wells fargo

Como podemos ver na imagem abaixo, WFC tem um yield médio, nos últimos 4 anos, de 3,87%, ou seja, bem próximo do nosso ponto de corte. Dede fevereiro de 2020 o yield ficou acima de 4% até reduzirem os dividendos.

BPM High Dividends

Deste modo, Wells Fargo é o segundo ativo que sairá da carteira BPM High Dividends para dar espaço à outra empresa que esteja mantendo seus pagamentos de dividendos acima de 4%. Inclusive vou reavaliar se ela ficará na minha carteira pessoal.

EPR Properties (NYSE:EPR)

EPR Properties é um REIT muito bom mas que sofreu demais na pandemia. O REIT vinha aumentando seus dividendos e seu portfólio há anos. Por ser totalmente focada em entretenimento e escolas, teve praticamente seu fechamento total durante a pandemia.

Visando garantir solidez nas contas, EPR suspendeu o pagamento de dividendos. O lado bom deste REIT é que eles não possuem dívidas de curto prazo e isso traz um fôlego para esperar a pandemia passar.

A imagem abaixo mostra o último pagamento em abril de 2020 e podemos perceber o crescimento anual de seus dividendos. Ainda não sabemos ao certo se voltarão a pagar dividendos como antes e por isso aguardarei até dezembro para decidir se vendo ou não.

EPR

EPR é um case interessante de investimento, contudo seu risco aumentou bastante, uma vez que ainda não temos a volta 100% de suas propriedades. Seu preço atual é considerado subvalorizado caso consigam retornar com suas atividades em curto prazo. Como mencionei, é um ativo que está em standby até dezembro. Se nada for anunciado, retirarei da carteira.

Park Hotels & Resorts (NYSE:PK)

Este é um REIT novo no mercado mas já vinha demonstrando uma boa gestão. Pagava altos dividendos e ainda fazia transações de comprar e venda de hotéis gerando ganho de capital. Com a chegada da pandemia, muitos hotéis fecharam e alguns poucos funcionaram para o pessoa que trabalhava na área de saúde.

A receita logo foi impactada e em maio de 2020 PK resolveu suspender o pagamento de dividendos até o final do ano.

PK

Como podemos ver na imagem abaixo, PK, desde seu IPO, paga um dividend yield bem alto. Se considerarmos a média de 4 anos, praticamente todo seu tempo de vida, temos um DY de 11,72%.

PK

Igualmente EPR, PK ficará na carteira até dezembro quando devem anunciar o que farão em relação ao pagamento de dividendos. Caso resolvam diminuir os dividendos, ainda assim pode ficar acima de 4% e manterei em carteira, caso contrário, se nada for definido, venderei.

Considerações Finais

A carteira BPM High Dividends foi criada para mostrar a evolução dos ganhos com dividendos ao longo dos anos. Mesmo pagando os 30% de imposto, pode ser muito rentável investir em boas empresas pagadoras de dividendos.

O requisito para estar na Carteira BPM High Dividends é apenas ter um DY acima de 4%. Como alguns ativos diminuíram ou suspenderam seus dividendos por causa da pandemia, faz-se necessário uma reavaliação da situação da carteira como um todos.

Os demais ativos ainda estão em linha com os requisitos e permanecerão na carteira. Agora é hora de procurar outros bons ativos que estejam pagando mais de 4% de dividendos ao ano para substituir os ativos listados.

E você, o que acha desses ativos?

Bons investimentos!

BPM

Curtiu? Avalie post
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
1 Comentário
Novos comentários
Comentários antigos Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
trackback
15 de março de 2021 07:49

[…] deixe de acompanhar também a carteira BPM High Dividends. Nela eu mostro ativos que pagam mais de 4% de dividendos ao ano e que possuem uma saúde […]

Translate »
1
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us