google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0
AçõesAplicações Financeiras no ExteriorDestaquesDividendosEstudosInvestir no exteriorstocks

Crise à vista, não invista agora

By 2 de setembro de 2020setembro 18th, 2020No Comments

Olá amigos investidores.

Crise à vista! Escuto esta frase há pelo menos 4 anos quando decidi iniciar os investimentos no exterior. Lembro claramente do dia em que eu me decidi e um amigo disse para não iniciar naquele momento porquê havia uma crise à vista. No entanto, o resultado desde 2016 foi bem diferente ao de uma crise.

Crise à vista todos os anos

Para alguns propagadores do apocalipse, uma crise está se armando há anos, mas de fato nunca chega. Para estes mesmos, o dólar está muito caro então é melhor esperar baixar. Conclusão, dólar saiu de R$ 3,07 em dezembro de 2017 para quase R$ 6,00 em 2020.

Em 2017 e 2018 não foi nada diferente. Muitas pessoas diziam que a crise chegaria em 2018 após a crise anterior fazer 10 anos. Aguardamos ansiosamente pela crise. Alguns venderam seus ativos e tive até amigos entrando vendido no índice SP500.

Conclusão desse pessoal é que todos ficaram frustrados ou de terem saído de suas posições ou de perdem dinheiro no short. Após esse movimento, a maioria não retornou a compra dos ativos aguardando uma grande queda. Mesmo assim, aqueles que resolveram retornar, pagaram mais caro.

Em 2019, eu fiz um BPMCast perguntando: Cadê a crise? Pois no momento muito se falava de uma crise à vista mas ela nunca chegava. Tínhamos alguns indicadores como a taxa de juros americanas de 10 anos próxima da de 3 anos. Contudo, somente os indicadores não determinam o que vai acontecer no momento, é preciso observar o cenário.

A crise de 2020

O ano de 2020 chegou com tudo. Ativos subindo sem parar. IPO para todos os lados até que tivemos o anúncio da pandemia. Pronto, ai estava a crise que aqueles propagadores de 2016 estavam aguardando. O pânico instalou-se nos mercados financeiros. Muitas mortes começaram a ocorrer.

Com o isolamento que seria o sucesso na luta contra a pandemia, o comércio fechou, as indústrias reduziram seu ritmo de trabalho e o número de desemprego foi às alturas. O setor de viagens e entretenimento foi um dos que mais sofreu por ganhar dinheiro com pessoas aglomeradas.

Março foi o pior momento no mercado financeiro. Tivemos vários Circuit break seguidos e ativos caindo mais de 10% ao dia. Parecia o fim do mercado de ações no mundo todo. Entretanto, apenas dois meses após esse pior momento, o cenário mudou para muitos.

O novo normal melhor do que o normal de antes

O que vimos na realidade foi o tal do novo normal, Tivemos que nos adaptar e conviver com o vírus. Como muita coisa não podia parar, quem podia trabalhava de casa. O tal do home office explodiu nas mídias e nas empresas.

O novo normal, que era ficar em casa e trabalhar de chinelo e bermuda, mostrou-se melhor do que o normal anterior para alguns setores como o de tecnologia. O índice SP500 disparou novamente puxado pelas maiores empresas de tecnologia chamada FAANG+M.

Se você não conhece bem a FAANG+M, clique neste link e veja o último post que fiz, apesar de ter vários outros. Estas empresas tornaram-se a solução para que o mundo continuasse, pelo menos em grande parte. Além do mais, ainda doaram muito dinheiro para o combate ao COVID-19.

Não só as FAANG-M cresceram muito, várias empresas de tecnologia menores também cresceram na ordem de mais de 50% em 3 ou 4 meses. Muitas de heatlhcare, biotecnologia e farmácia também cresceram bastante. Algumas small caps dobraram de tamanho neste período. Tivemos muitas novas descobertas de ótimas empresas e soluções como o Zoom.

Zoom Video Communications Inc

Quem não está fazendo reunião online? Quem não conhece o Zoom, um aplicativo de reunião onde ficam várias pessoas em telinhas interagindo, decidindo coisas e até mesmo fazendo festa entre parentes? Resultado, Zoom, uma empresa de mais de 60 bilhões, teve lucros nunca vistos antes e teve um imenso salto no seu preço e não acho que vai parar por ai.

Vejam no gráfico abaixo o salto que a empresa deu em 6 meses apenas. Saiu de $100 para mais de $400. Vamos acompanhar os próximos resultado, porém como eu disse, acredito que vai continuar.

crise à vista

Casos como o do Zoom estão sendo mais comuns do que podemos imaginar. O difícil é achar os casos certos mas com um pouco de dedicação e estudo, consegue achar. Vou deixar uma dica, pense nas soluções no ramo de educação, principalmente para crianças. Pode ser um bom nicho a explorar.

Estamos em uma bolha?

Acho que a maior pergunta do momento é se estamos em uma bolha, no entanto eu acredito que não. Mas, apesar de achar que não estamos em uma bolha, alguns ativos podem sim estar em uma bolha. Não podemos generalizar e devemos pontuar alguns ativos.

Por mais que Zoom esteja subindo muito, consigo ver motivos que o fazem subir. Amazon também subiu demais no entanto as vendas aumentaram demais durante a pandemia. Até Apple que achava que não ia aumentar sua receita, aumentou.

Mas, se falarmos de Tesla, acredito sim que esteja em uma bolha. Não que o case de Tesla seja ruim, muito pelo contrário, no entanto a escalada no seu preço foi exagerada. De qualquer maneira ela deve ser estudada e não descartada.

Sendo assim, estude bem o ativo antes de comprar, não vá pelo efeito manada. É certo que alguns ativos ficaram mais caros com um preço sobre lucro muito alto mas não necessariamente é uma bolha.

Considerações Finais

O que fazer então? Não há uma resposta exatamente certa, pois tudo vai depender do seu perfil de investidor. Porém, propagar crises generalizadas não ajuda em nada na decisão de investir ou não. Devemos focar no case de cada empresa, nos fundamentos, perspectivas futuras dentre outras métricas.

Já mostrei aqui algumas vezes como o dólar subiu nos últimos 10 anos e como as pessoas que esperaram uma queda, perderam oportunidades. Também já mostrei vários ativos que cresceram na ordem de mais de 1000% nos últimos 10 anos. Se desde 2016 eu estivesse aguardando um momento certo, aguardando uma crise, até hoje não teria entrado no mercado exterior.

Claro que você deve estudar e saber que uma crise pode vir a qualquer momento de derrubar sua carteira. O que trago aqui não é dizer que não vai existir uma crise, no entanto, nunca saberemos exatamente quando será e como será. As crises são diferentes e o que aconteceu em 2008 foi muito diferente de 2020.

A injeção de dinheiro pelo FED, inflação subindo, muita coisa fechada mais algumas outras situações ruins, deixam realmente a economia fragilizada. Contudo, sempre há oportunidades à vista.

E você? É um dos que começou a investir logo ou ficou aguardando o momento certo? Acha que 2020 não é um ano para investimentos? Ainda aguarda uma crise derrubar todos os mercados? Deixe aqui nos comentários suas opiniões.

5/5 - (1 vote)
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Translate »
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us