google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Empresas de crescimento

Os riscos de investir em empresas de crescimento

 

Olá, amigos investidores!

 

Existem vários riscos quando investimentos em empresas de crescimento. Temos o risco de mercado, risco de crédito, risco de liquidez, risco de ir a falência, risco de torrar o caixa e não conseguir aumentar ou produzir uma boa receita, dentre outros.

 

Entretanto, quero comentar de um risco pouco comentado e que me pegou de surpresa me obrigando a encerrar três posições em um curto prazo entre elas. Trata-se de venda da empresa para outra empresa ou para um grupo de Private Equity.

Private Equity

 

Antes de mostrar os ativos que fui obrigado a encerrar posição, vou comentar sobre esses grupos de Private Equity. Esses grupos são formados por investidores que investem diretamente em uma empresa que ainda não possui capital aberto em bolsa de valores.

 

Funciona assim: Digamos que eu seja uma empresa que está crescendo trimestre a trimestre mas preciso de dinheiro para poder continuar crescendo. Neste momento eu posso oferecer uma participação da minha empresa em troca de um investimento privado.

 

Pego o dinheiro e faço a empresa crescer. Parte dos lucros, se forem distribuídos, serão também distribuídos àqueles investidores. Quando houver a decisão de abrir capital na bolsa de valores, o investidor recebe sua participação em ações e pode vender no mercado.

 

Basicamente funciona desta maneira, portanto, o investidor de Private Equity está sempre em busca de empresa de crescimento ou então de empresas que já estão crescendo para realizar um investimento. E foi assim que fui obrigado a sair de 3 posições.

Encerrando 3 posições em empresas de crescimento

 

Contra a minha vontade, fui obrigado a sair de 3 posições. Gostaria de pontuar que se eu investi nessas empresas, é porque acreditava no crescimento delas, entretanto, parece que outras pessoas também acreditavam, tanto é que fizeram uma oferta de compra dessas empresas.

 

No fim fiquei no prejuízo nas 3 empresas que encerrei posição. Elas foram adquiridas por outras empresas. Apesar de uma ter sido comprada por uma empresa listada em bolsa, eu fiquei de fora porque não tenho ações da outra empresa e não deram essa opção. Vamos dar uma olhada nas empresas.

Zendesk

 

empresa de crescimento

 

A Zendesk é uma ótima empresa de relacionamento com o cliente que oferece serviços como aqueles robôs que falam com a gente quando estamos procurando um atendimento. Esse é um dos serviços oferecidos e a Empresa tem crescido ao longo dos anos.

 

Presente em mais de 160 países, possui mais de 160 mil clientes. A Zendesk oferece soluções para micro e grandes empresas indo desde atendimento até suporte mais avançado com seu software.

 

A Empresa cresceu bastante, porém durante esses períodos de queda, ela também teve uma queda no preço e uma empresa de private Equity fez uma oferta para comprá-la. Zendesk foi vendida por U$ 77,50 e terá seu capital fechado novamente.

 

No vídeo abaixo eu comento sobre essa venda e os motivos que me fizeram desconfiar do negócio. Continuo acompanhando a empresa e vamos ver no futuro se ela não vai aparecer listada novamente. Tenho certeza que sim e com muito lucro.

VMware

empresa de crescimento

Nascida em 1998 a VMWare é mais uma das empresas de crescimento que apresentou grande potencial de ganhos e chamou atenção da Broadcom. A VMWare é uma empresa de serviços multi-cloud, ou seja, oferece diversos serviços em nuvem.

 

Desde infraestrutura de rede, passando pela infraestrutura de nuvem e chegando na plataforma de aplicativos, a VMWare produz uma receita anual de aproximadamente 13 bilhões de dólares. A receita cresceu de 8 bilhões em 2018 para 13 bilhões projetados para 2022.

 

No entanto, em maio de 2022, a Broadcom também achou um bom negócio e fez uma oferta de compra para a VMWare. O acordo avalia a Empresa em 61 bilhões de dólares. No entanto, diferente da Zendesk, a VMWare está sendo comprada por uma empresa de capital aberto e temos a opção de receber dinheiro ou ações.

 

Para quem desejar receber o dinheiro, o valor por ação será de U$ 142,50. Eu comprei VMW a U$ 142,90 imaginando que seria um bom negócio a longo prazo. Com essa venda para a Broadcom, caso eu queira receber o dinheiro, perderia o custo de oportunidade, entretanto, a Broadcom é uma empresa excelente e pretendo ser acionista dela.

 

Já comentei sobre Broadcom no canal do YouTube. Clique aqui para assistir.  Hoje VMW tem um valor de mercado de 45 bilhões de dólares, portanto resta saber se o acordo será ratificado, uma vez que há um desconto de 16 bilhões de dólares. De qualquer maneira, vou continuar com as ações.

 

No vídeo abaixo eu comento mais um pouco sobre essa negociação.

LogicBio

Empresas de crescimento

Empresas de crescimento são mais arriscadas que empresas que já estão consolidadas no mercado e nesse segmento, o setor de biomedicina é ainda mais arriscado pelas dificuldades de testes, pesquisas e comprovação. São necessários milhares de testes e alguns anos deles para que um medicamento ou tratamento seja aprovado e possa dar lucro.

 

Eu comprei LogicBio como uma tentativa de pegar o crescimento de uma das empresas de biotecnologia. Já comentei em um vídeo sobre ETF o quão é difícil fazer Stock picking em empresas de biotecnologia e que talvez seja melhor pegar um ETF. No entanto, ainda assim eu arrisco algumas pitadas.

 

A LOGC é uma empresa focada em pacientes pediátricos com o objetivo de realizar edição de genoma e com isso oferecer um tratamento já na infância para distúrbio hepáticos. Resumindo, o assunto é mais complexo do que ações de tecnologia, varejo ou produtos e serviços em geral.

 

Acontece que o setor de biotecnologia sofreu demais com a pandemia. É um setor que necessita de capital de risco para desenvolver suas pesquisas, e esse capital foi seriamente afetado nos últimos anos. Agora estamos vendo uma melhora no Setor.

 

Entretanto, com empresas desvalorizadas, outras grandes empresas veem oportunidades para fazerem aquisições. Sendo assim, a gigante AstraZeneca resolveu comprar a LOGC por um preço 650% mais alto do que o mercado estava negociando.

 

Pode parecer muito mas não é. LOGC já foi negociada a U$ 15 no auge e a 0,26 centavos na baixa. A AstraZeneca está comprando a Empresa por U$ 2,07. Se ela está pagando 650% além do que estava sendo negociada no mercado, é porque vale muito mais que isso.

 

Por fim, vendi LogicBio, pois não vale a pena esperar a concretização do negócio para receber o dinheiro. Saio da posição com uma perda de 70%. Essa é a maior perda que tive até hoje em encerrar uma posição.

Empresas de crescimento

Considerações Finais

 

Investir em empresas de crescimento tem um certo grau de risco. Não quer dizer que seja ruim, muito pelo contrário. As empresas de crescimento possuem potencial de multiplicar seu dinheiro por várias vezes como já vimos em empresas como Amazon, Google, Apple, AMD, Nvidia e outras.

 

Apesar de hoje serem gigantescas, um dia elas foram startups e depois viraram empresas de crescimentos para chegar onde chegaram hoje. No entanto, existem riscos não controlados e neste post mostrei o risco de ter o capital fechado ou adquirido por outra empresa e forçar sua saída da posição.

 

Ainda tenho outras empresas de crescimento na carteira e vou continuar investindo nessas empresas uma vez que mantenho um controle de divisão da carteira conforme expliquei neste post.

 

E vocÊ? Tem alguma dessas empresa? Já aconteceu com você? Deixe suas opiniões nos comentários abaixo e não se esqueçam de marcar as estrelinhas.

 

Bons investimentos.

 

Alex.

Curtiu? Avalie post
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
4 Comentários
Novos comentários
Comentários antigos Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Renato
Renato
22 de outubro de 2022 09:58

Alex,
Seria legal você fazer im post ou vídeo mostrando como pesquisa e encontra empresas de crescimento ou com potencial. Não lembro de ter visto nada seu a respeito. É qye os sites que acompanho focam muito nas gigantes, e não faço nem ideia de por onde começar a pesquisar empresas menores ou com potencial. Obrigado!

Silly
Silly
17 de outubro de 2022 13:04

70% de perda…caraiiiii
melhor ficar nas de dividendos e ETFs

Translate »
4
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us