google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Olá amigos investidores!

Ter uma planilha de controle de investimentos é fundamental para você saber onde aportar, qual a rentabilidade está tendo, qual a evolução do seu patrimônio ao longo de anos, qual a porcentagem que os ativos tomam em sua carteira dentre diversas outras informações. Sendo assim, caso você ainda não tenha uma, este post é para você.

Existem diversas planilhas de controle de investimentos na internet e até aplicativos para celular no entanto, é ideal é você ter a sua planilha com todos os dados que quiser. Isso vai dar mais trabalho mas com o tempo você acostuma.

Para aqueles que não gostam de acompanhar mês a mês lançando os dados, pode pagar alguém pra fazer mas já adianto que é bem difícil achar alguém com conhecimento. Os aplicativos como mencionei, são bons, porém com o tempo você verá que faltam dados importantes.

A minha planilha vai crescendo de forma nuclear! Esta nem tenho como disponibilizar mas criei outra mais descomplicada para disponibilizar para vocês. Como já devem ter visto, estou fazendo uma carteira pública investindo 100 dólares todos os meses e com isso também estou mostrando como controlar tudo. Além de disponibilizar a planilha, vou mostrar algumas maneiras de controlar seus investimentos.

Investing.com

Uma maneira de controlar seus investimentos é através do site Investing.com. Lá você pode cadastrar ativos de praticamente todas as bolsas do mundo. Pode criar portfólios distintos por tipo de ativo, por país ou quaisquer outros critérios que desejar.

Também consegue ver a porcentagem dos ativos em carteira, rendimento diários, peso dos ativos em carteira e mais outras métricas bem interessante e a data de recebimento dos dividendos. Além de conseguir cadastrar seus ativos, ainda consegue ver várias postagens de analistas e comentaristas.

Considero o investing.com um site bem completo. Tenho todos os meus ativos cadastrados nele e consulto todos os dias. Consigo ter um panorama geral de como anda cada classe de ativo. Eu tenho um portfólio separado para cada classe como FII, ações, Stocks, REIT, ETF, BPM High dividends e ativos no radar.

Fiz uma vídeo mostrando como usar o Investing.com para cadastrar seus ativos, no entanto tem muito mais funções e eu fiquei de trazer outro vídeo. Assim que eu estudar um pouco mais as outras funções, farei novo vídeo e aviso vocês, por hora, vejam como utilizar os portfólios para cadastrar seus ativos.

Como criar gráfico no Numbers

Primeiramente gostaria de lembrar que a planilha de controle de investimento que estou disponibilizando vai com todas as informações da carteira BPM High dividends. Trata-se da mesma planilha que eu utilizo e mostro todos os meses no YouTube. Ela é disponibilizada em arquivo numbers para os sistemas da Apple e excel para o Microsoft.

Como utilizo o numbers, algumas funcionalidades que vocês veem nos vídeos, podem ser diferentes. A principal diferença que vejo é que no numbers a gente consegue colocar várias planilhas em uma mesma tela como se fossem planilhas em cima de uma mesa. Quando exporto para excel, ele transforma cada planilha em uma aba.

Para quem quer aprender a usar o numbers e fazer os gráficos que utilizo, fiz um vídeo mostrando algumas dicas. Geralmente estamos acostumados a usar o excel e quando muda para o numbers ficamos perdidos. No meu caso, como uso Apple desde 2012, já não sei mais usar o excel tão bem assim. Abaixo deixo o vídeo para quem quer usar numbers.

Planilha de controle de investimentos

Como comentei, gosto de usar o numbers porque temos a possibilidade de colocar várias informações separadas na tela como se fossem várias planilhas e gráficos em cima de uma mesa. Quando faço um zoom out, consigo ter o overview de tudo.

planilha de controle de investimentos

Esta planilha de controle de investimentos contém os principais dados para você que investe no exterior. Vou mostrar detalhadamente aqui cada planilha explicando a função delas.

Envio de dinheiro para o exterior

A primeira parte é a planilha onde controlamos os envios de dinheiro para o exterior. Nela temos a data do envio, o valor enviado, o valor em reais, o custo efetivo total, ou seja, a taxa do câmbio com todos os outros custos de envio (iof + taxa da instituição que você utiliza) e por último, a taxa de câmbio da instituição financeira.

É necessário registar todas essas informações, pois quando você for vender um ativo, precisará declarar se houve ou não ganho de capital. Em havendo ganho de capital, terá que ver se está dentro do limite de isenção mensal. Caso não esteja, terá que pagar imposto. Para mais detalhes veja a página de imposto de renda.

envio de dólares

Junto à planilha, deixo um gráfico para facilitar a visualização da variação do preço do dólar. Como, nesta carteira, faço apenas um envio por mês, cada barra azul representa um envio e um mês. Podemos perceber que desde janeiro ate maio de 2020 o dólar só subiu.

Compra de ativos

A próxima planilha é onde registro todas as compras ou vendas de ativos. Nesta planilha você vai registrar a data de compra, a quantidade, qual ativo comprou, o preço que comprou, o valor total em dólar, o câmbio oficial do Banco Central do Brasil e o total em reais.

compra de ações no exterior

Note que é importante anotar tudo isso, pois quando você vai vender um ativo, é sobre esse dólar que você pagará imposto caso tenha ganho de capital. É diferente do dólar de envio e do dólar dos dividendos como veremos mais abaixo.

No fim, você conseguirá ver a medida do preço do dólar, o total em dólar e em reais na carteira. Mais uma vez ressalto como é interessante ver que em janeiro comprei ativos com dólar a R$ 4,07 e em maio a R$ 5,72.

Dividendos recebidos no exterior

Na seguinte planilha você registrará os dividendos recebidos. Aqui você vai registrar a data de recebimento, a quantidade, qual o ativo, o total, o imposto de 30%, o valor bruto por ação, o valor do dólar e o total líquido. Juntamente com essas informações existe um gráfico mostrando o quanto de dividendos você ganhou mês a mês.

dividendos recebidos

Lembrem-se que o dólar para o cômputo dos dividendos é o informado pelo Banco Central no último dia útil da primeira quinzena do mês anterior. Não confunda com o dólar do dia de recebimento como é o caso do dia da compra ou venda de um ativo. Para consultar o dólar correto, clique neste link.

Acompanhamento mensal dos ativos

Por fim, registramos o preço dos ativos mês a mês e com isso conseguimos ver a evolução mensal e desde a compra do ativo. Esta planilha possui os 12 meses do ano com a quantidade de ações, o valor do fechamento no último dia útil do mês, o valor total na carteira em cada ativo e as porcentagens em relação ao mês anterior e desde a compra do ativo.

planilha de controle de investimentos

Juntamente com o acompanhamento mensal, existe um gráfico mostrando a divisão que cada ativo ocupa na carteira. Notem que fica bem mais fácil observar se a carteira está balanceada ou não. Caso não esteja, você pode aportar em outro ativo para equilibrar.

Por exemplo a carteira BPM High Dividends mostra posição de 20 e 27% em AT&T e Exxon Mobil. Já os demais ativos estão com 10% ou menos, ou seja, tenho que aportar nos outros ativos.

Baixe a planilha de controle de investimentos

Se você ainda não é cadastrado nas newsletter do site, basta clicar no link abaixo para realizar o download da planilha. Caso você já seja cadastrado, provavelmente recebeu por e-mail a atualização da planilha. Caso não tenha recebido, cheque sua caixa de spam.

Considerações Finais

Como falei no início do post, ter uma planilha de controle de investimentos é fundamental para saber se você está evoluindo, qual a cadência dessa evolução, se a carteira está equilibrada ou não dentre outras coisas. Criar uma planilha do zero é bem difícil mas com esta, você já terá condições de preencher toda a sua declaração do imposto de renda.

A planilha é Open Source, ou seja, pode alterar o quanto quiser e se tiver alguma sugestão ou correção, fique à vontade para comentar aqui embaixo ou enviar por e-mail. A ideia é trazer algo inicial e ir melhorando com o tempo.

Bons investimentos

BPM

5/5 - (2 votes)
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
24 Comentários
Novos comentários
Comentários antigos Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
trackback
7 de fevereiro de 2022 08:01

[…] constantemente. Somos mais de 5 mil e-mails cadastrados na newsletter, mais de mil downloads da planilha de controle de investimentos no exterior, chegamos à centena de alunos no nosso curso com apenas duas turmas e mais de 10 mil seguidores no […]

Pablo Investidor
Pablo Investidor
1 de março de 2021 23:55

Boa noite, uma duvida. Segue um exemplo para ficar mais facil.
Vamos supor que mandei 1000 dolares para o exterior aqui do Brasil. E la na Corretora comprei a MMM com os 1000 dolares. Subiu chegou a 1500 dolares e vendi. Comprei duas outras açoes APPLE e AMZN usando 750 dolares para cada um. Vendi novamente as duas e fiquei com 2000 dolares. Supondo que nao usei nenhum dividendo para estas compras. A origem dos dolares continua sendo do Brasil para o IR. É isto mesmo? Ou o lucro obtido já é considerado como dolar obtido no exterior?

Pablo
Pablo
1 de março de 2021 23:48

Ola, boa noite. Acompanho seu videos no youtube. Muitos bons!!! Eu tenho uma duvida, suponha que mandei dolar aqui do Brasil para o exterior (1000 dolares). Se eu comprar uma açao la por 1000 dolares, a origem no IR é do Brasil. Se eu vender esta ação por 1500 dolares. E comprar 2 stocks diferentes, cada uma por 750 dolares depois. E vender por 2000 dólares. Como fica estes casos no IR. A origem de tudo continua do Brasil, considerando que nao usei dividendo. Ou o lucro já considero dolares no exterior?

Fábio
Fábio
19 de janeiro de 2021 23:26

Olá! Visando a evolução da planilha, não teria uma forma da planilha, no momento em que eu lançar uma compra, ela já puxar o valor de origem nacional e o valor de origem estrangeira, se baseando na porcentagem que eu tinha em U$ de origem nacional e do exterior antes da operação de compra? O relatório da Avenue é feito usando esse raciocínio. Seria muito interessante se vc conseguisse fazer o mesmo.

Rodrigo
Rodrigo
28 de agosto de 2020 19:50

Eu não estou conseguindo baixar a planilha. Ja me inscrevi na newsletter mas não recebo o link para baixar.

MARCUS VINICIUS SOUZA E ALVES
MARCUS VINICIUS SOUZA E ALVES
6 de agosto de 2020 18:00

BPM (ou Alex!), primeiramente gostaria de parabenizá-lo e te agradecer pelo excelente conteúdo que divulga. Sou recém inscrito no canal e já vi muitos dos videos seu. Queria te pedir uma ajuda: não estou conseguindo baixar a planilha disponibilizada. Aponto o e-mail, porém não chega o link para confirmação. Sabe dizer se há algum problema com a plataforma?

Businessman
Businessman
22 de junho de 2020 14:28

Ali na planilha de “Compra de ativos”, poderia incluir uma coluna como “taxas/corretagens”, para que possamos abater esses custos dos lucros que teremos quando vender alguma ação. Aqui no Brasil já faço isso, acredito que para investimento no exterior também possa ser feito este abatimento, correto?

Fico no aguardo, abraço!

Hosoi
Hosoi
10 de junho de 2020 18:41

BPM, essas ferramentas têm me ajudado muito no gerenciamento da minha carteira. Também vou utilizar as mesmas idéias para os ativos brasileiros. Uma dúvida, qual a data de liquidação financeira das operações na bolsa americana? É D+2 igual na Bovespa?

Jonas
Jonas
7 de junho de 2020 13:29

Ta meio bagunçado o laioute do seu site.

Mente Investidora
7 de junho de 2020 09:34

Os gráficos na versão Excel não estão funcionado.

Só para confirmar.

Na aba Compra de ativos, a cotação do Dólar no campo Dólar de Venda é a de VENDA do site https://www4.bcb.gov.br/pec/taxas/port/ptaxnpesq.asp?frame=1, correto?

Na aba Dividendos recebidos, a cotação do Dólar no campo Valor do Dólar é o da COMPRA no 15º dia útil do mês anterior do site https://www4.bcb.gov.br/pec/taxas/port/ptaxnpesq.asp?frame=1, correto?

Mente Investidora
7 de junho de 2020 08:03

Obrigado.

AA40
AA40
7 de junho de 2020 00:21

Muito bom BPM. Pessoalmente gosto muito do digrin.com, onde posso ver o calendário de dividendos, estimativas de aumento, projeção mes a mes, e algo que faz muita falta nos outros, o XIRR, uma métrica de verdade de rendimento que considera a “idade” de cada aporte.

Raul
Raul
6 de junho de 2020 19:05

No processo de compra do ativo, como você diferencia na planilha o que é comprado com dinheiro de Remessa (Brasil) ou com dinheiro de dividendos (EUA)?

Fabio
Fabio
Reply to  Alex
19 de janeiro de 2021 23:22

Olá! Visando a evolução da planilha, não teria uma forma da planilha, no momento em que eu lançar uma compra, ela já puxar o valor de origem nacional e o valor de origem estrangeira, se baseando na porcentagem que eu tinha em U$ de origem nacional e do exterior antes da operação de compra? O relatório da Avenue é feito usando esse raciocínio. Seria muito interessante se vc conseguisse fazer o mesmo.

Fábio
Fábio
Reply to  Alex
19 de janeiro de 2021 23:25

Olá! Visando a evolução da planilha, não teria uma forma da planilha, no momento em que eu lançar uma compra, ela já puxar o valor de origem nacional e o valor de origem estrangeira, se baseando na porcentagem que eu tinha em U$ de origem nacional e do exterior antes da operação de compra? O relatório da Avenue é feito usando esse raciocínio. Seria muito interessante se vc conseguisse fazer o mesmo.

Translate »
24
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us