google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Qual corretora utilizar

Qual corretora utilizar para investir no exterior?

 

Olá amigos investidores!

 

Esta semana é a última semana de operação da corretora Passfolio. Se você não conhece, a Passfolio é uma corretora americana que foi criada para atender os brasileiros. Sua plataforma é totalmente em português e além de operar ações REIT e ETF, ela também operava criptomoedas.

O serviço de home broker não abarcava todas as operações de renda variável que existe nos EUA. Os serviços eram apenas com as principais ações, REIT e ETF. Se você quisesse operar algumas small ou micro caps, não conseguia.

Logo depois eles passaram a oferecer outros serviços como um cartão de débito (PassCard) e um serviço de rendimento (PassEarn).

Como eu sempre gosto de estudar as opções para saber qual corretora utilizar e trazer aos meus seguidores, assim que a Passfolio começou suas operações eu fiz algumas diligências. Na época eu não tinha gostado do que vi e não achei a corretora muito sólida.

Então fiz um vídeo mostrando os motivos que não me faziam indicar a Passfolio. Na época, a Avenue já estava em operação e com muito mais solidez.

No entanto, como comentei acima, a Passfolio está encerrando suas operações e passando sua carteira de clientes para uma nova corretora muito pouco conhecida ainda, a Sproutfi.

Sproutfi

Qual corretora escolher Sproutfi

A Sproutfi está entrando nesse mercado de investimentos no exterior com foco nos brasileiros. Seu movimento comprando a carteira de clientes da Passfolio é exatamente o mesmo que a Avenue fez com a DriveWealth. 

Cabe ressaltar que a Drivewealth que oferece o suporte como clearing para a Passfolio e agora para a Sproutfi. 

Sproutfi chega em um momento em que o mercado está mais consolidado pela Avenue mas ainda assim tem muito espaço para crescer. Temos visto grandes insatisfações com a Avenue, após o Itaú comprar grande parte da Empresa.

Se você é cliente da Passfolio, deve estar um tanto quanto chateado com toda essa mudança. Muitas pessoas têm me reportado que não conhecem e não confiam na Sproutfi. Além disso, quem tinha criptomoedas, precisou vender a qualquer preço nessa baixa que estamos tendo.

Vender criptomoedas nesse momento foi um grande prejuízo para muitas pessoas. Sem contar que alguns investidores enviaram dinheiro com o dólar mais alto do que temos agora, sendo assim, o prejuízo foi duplo.

As ações os REIT e os ETF serão migrados para a Sproutfi. Caso você desejar, pode enviar para outra corretora. O prazo para terminar todas as transferências encerra-se dia 17 de novembro.

Avenue

Avenue Securities

A Avenue é a corretora mais antiga dessas que oferecem serviços de Home broker no mercado americano com uma plataforma em português. Iniciou suas operações em 2018 e de lá para cá, vem se consolidando trazendo mais serviços aos brasileiros.

Iniciou utilizando a Drivewealth como clearing e conforme foi crescendo, passou a utilizar a Apex. Essa mudança de clearing permitiu a Avenue oferecer mais opções de ativos e até fundos de investimentos.

O cartão de débito que sempre foi algo muito solicitado pelos brasileiros também passou a ser oferecido. Tempos depois, os serviços de criptomoedas começaram também.

Avenue tinha uma política de corretagem zero. Depois passou a ter dois planos, um de corretarem zero e outro com corretagem progressiva de acordo com o montante investido.

Por um determinado tempo a Corretora ofereceu vários bônus de corretagens grátis chegando a oferecer 50 corretagens grátis para quem abrisse conta com link de afiliados.

Após crescer um pouco mais e como é de se esperar que uma startup se comporte, Avenue vendeu 35% da sua participação ao banco Itaú. Logo após outros custos apareceram para os clientes como uma taxa por inatividade na conta.

Tudo isso deixou vários investidores chateados que passaram a reclamar dos serviços e a procurar alternativas para seus investimentos. A desconfiança começou a crescer após os eventos citados e a pergunta: Qual corretora utilizar, passou a aparecer novamente nas redes sociais.

Preocupação dos investidores e busca por uma alternativa sólida

 

A preocupação dos investidores é legitima. A Drivewealth que foi a primeira corretora a oferecer o serviço de investimento no mercado americano com uma plataforma em português, teve sua carteira de clientes vendida para a Avenue.

Portanto, os clientes da Drivewealth foram quase que obrigados a serem clientes da Avenue. Eles puderam optar por transferir seus ativos para outra corretora mas na época apenas a Avenue oferecia uma plataforma em português além da Drivewealth.

Em seguida surgiu a Passfolio como concorrente da Avenue. Apesar de grandes esforços, a Passfolio não conseguiu se sustentar, sendo assim, está fechando suas atividades e passando seus clientes, sem muita opção, para a Sproutfi.

A Sproutfi por sua vez é nova no mercado, portanto os investidores mais antigos, não querem seus ativos em uma corretora totalmente desconhecida.

Nesse meio tempo, surgiu a Stake mas esta não é uma corretora e a Nomad que começou com serviço de cartão de débito e hoje oferece alguns serviços e produtos como compra de ações.

Parece que realmente o investidor brasileiro está sendo obrigado a pular de corretora em corretora com seu suado dinheirinho.

Se você está cansado e preocupado com as corretoras que foram criadas para oferecer o serviço de investimentos no exterior aos brasileiros e está se perguntando qual corretora utilizar, vou deixar a opção que eu utilizo aqui.

Interactive Brokers

Interactive Brokers

Se você me acompanha a mais tempo sabe que eu tenho uma carteira na Avenue onde mostro como é simples iniciar seus investimentos no exterior. Sim, isso é fato. Iniciar seus investimentos pela Avenue é bem simples e até recomendo.

Também deve ter visto uma série de vídeos que eu publiquei com a corretora TD Ameritrade. Essa corretora oferece corretarem grátis e é uma grande corretora tendo sido comprada pela maior dos Estados Unidos, a Charles Schwab, porém é totalmente em inglês e com uma interface um pouco mais complexa de mexer.

No entanto eu utilizo a Interactive Brokers que é uma das maiores corretoras nos Estados Unidos tendo inclusive capital aberto na bolsa de Nova Iorque sob o Ticker IBKR. Como invisto desde 2016, abri conta na Interactive Brokers principalmente porque na época não existia nenhuma dessas soluções em português.

A IB oferece suporte em vários idiomas como francês e espanhol, no entanto, não oferece suporte em português. Possui um atendimento de 24 horas por meio de chats. Além disso, a IB oferece todos os tipos de produtos que os EUA oferecem como Bonds, criptos, mercado Forex e principalmente, o mercado internacional.

Se você quer comprar um ativo em Hong Kong, você pode fazer isso pela IB. Eu mesmo possuo ativos na Suíça e na Irlanda, tudo comprado com um simples clique na Interactive Brokers.

O maior inconveniente que você pode encontrar é que a plataforma não é oferecida em português, fora isso, você tem todo tipo de serviço e produtos. A área educacional é gigante com vídeos e cursos sobre todo tipo de operação.

Se você quiser ver a plataforma da Interactive Brokers, eu fiz esse vídeo aqui há algum tempo mas ele ainda está atualizado. Se quiser abrir conta na Interactive Brokers, existe também um passo a passo aqui no site.

 

Investir no exterior

Vou deixar um link de afiliado aqui caso você queira abrir conta na IB. Usando este link, tanto eu quanto você ganhamos alguma coisa. Você pode receber até 1000 dólares em ações da IBKR. Eu mesmo já negociei ações da IBKR finalizando a operação com lucro. Este é um programa de indicação que a IB oferece aos clientes.

Se tiver alguma dúvida sobre as corretoras citadas, no nosso Discord há uma área onde você pode tirar dúvidas de cada uma delas. Se ainda não é membro, clique aqui para participar.

Considerações Finais

 

A escolha da corretora é muito importante quando começamos a investir no exterior. A insolvência de certas corretoras forçando a troca, traz custos desnecessários e possíveis prejuízos quando temos a obrigatoriedade de vender algum ativo.

Por isso, navegue por toda área de corretoras aqui no site, veja os vídeos no YouTube, tire suas dúvidas no nosso Discord e veja qual corretora utilizar que melhor encaixa no seu perfil.

Se quiser testar a Interactive Brokers, não deixe de clicar no link de afiliado a assim nós dois ganhamos.

Bons investimentos.

Alex.

4.7/5 - (3 votes)
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
2 Comentários
Novos comentários
Comentários antigos Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Leandrinho da TI
Leandrinho da TI
15 de novembro de 2022 15:25

Schwab

Translate »
2
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us