Aplicações Financeiras no ExteriorEstudosPolítica

A pandemia acabou para o mercado financeiro

By 26 de abril de 2021One Comment

Olá, amigos Investidores!

A pandemia do coronavírus ainda está entre nós, contaminando muitas pessoas, no entanto, a maioria dos serviços e produção de bens, já estão em seu nível normal e alguns deles até se expandindo. Obviamente alguns setores como o de entretenimento ainda está um pouco defasado, uma vez que esse segmento está sendo liberado de forma bem lenta.

Trilhões de dólares injetados na economia americana

 

Como você já deve saber, o governo dos Estados Unidos injetou mais alguns trilhões de dinheiro na economia americana. Isso tudo para fazer a economia americana deslanchar mesmo com todos os problemas enfrentados pela pandemia do coronavírus. Juntamente com essa injeção de dinheiro, o Federal Reserve, resolveu se comprometer (pelo menos por enquanto) em manter a taxa de juros baixa.

No entanto, muito desse dinheiro não é impresso, é apenas contábil. Mesmo assim muito dinheiro está sendo impresso. Antes a maior parte do dinheiro impresso era para substituir notas velhas, amassadas, rasgadas e inservíveis. Hoje em dia, além da troca dessas notas, também está sendo impresso dólar a mais.

A imagem abaixo mostra o quando de notas de dólar está sendo impresso. A ordem de impressão do ano fiscal de 2021 de 7,6 a 9,6 bilhões de notas tem um aumento de 1,7 para 3,8 bilhões de notas, ou 30,6 para 65,9%, em relação à ordem final de 2020, segundo o próprio site do FED.

A última vez que os Estados Unidos tiveram tanta impressão de dinheiro assim foi em 2012, conforme o gráfico abaixo, entretanto, ainda assim, não imprimiu tanto dinheiro como atualmente por conta da pandemia. Vale lembrar que não só os EUA imprimiram dinheiro, vários bancos centrais adotaram a prática.

pandemia

A vacina chegou e a pandemia está entrando no controle

 

A vacina chegou. A pandemia acabou. Tudo bem, sei que não é bem assim. Não estou falando de erradicar o coronavírus. Sabemos que ainda temos que tomar muito cuidado para não sermos contaminados. Os laboratórios ainda vão continuar estudando o vírus por muito tempo. No entanto, a vacina que era tão esperada, já chegou aos braços da população de praticamente todos os países.

Nos Estados Unidos 3 vacinas foram aprovadas. A Pfizer, a Moderna e a Johnson & Johnson. Ainda existem a Coronavac e a de Oxford. Além dessas que já foram aprovadas, outras continuam em pesquisa e desenvolvimento.

De acordo com o The Washington Post, os Estados Unidos chegaram a vacinar 4 milhões de pessoas em um único dia. O número de casos e de morte caíram significativamente. Arraste a imagem abaixo para ver a diferença entre o número de mortes com o número de casos.

casos de covid Pandemia mortos por covid

No mundo inteiro mais de 700 milhões de pessoas já foram vacinadas. Israel, até então, era o país com a maior porcentagem de doses administradas. Vamos lembrar que a Fiverr é uma empresa israelense e que traz uma excelente plataforma e espetaculares retornos. Os requisitos de idade nos EUA já está nos 40 anos. Amigos meus já tomaram a vacina e mandaram fotos.

A pandemia acabou para o mercado financeiro

 

Muito em breve vermos jovens acima de 16 anos sendo vacinados. Isso significa que em breve tudo voltará ao normal. Claro que sabemos sobre os cuidados, entretanto, a vida vai voltar ao normal aos poucos. Neste ponto, a imunidade de rebanho será alcançada.

Para o mercado financeiro a pandemia já acabou. A injeção de dinheiro pelos governos ajudou demais a manter as empresas em funcionamento. No Brasil tivemos postergação de impostos e o auxílio emergencial que ajudou muito.

Conforme as restrições sanitárias vão diminuindo, a economia vai ressurgindo. O Texas foi o estado que começou a retirar as restrições antes de todos. Por lá não precisa mais usar máscara e todas as lojas estão abertas. O desemprego nos EUA caiu de 14% para perto de 6%. Creio que possa chegar abaixo de 5 quando tudo estiver normalizado.

Desde o início da pandemia em 2020, muitas empresas não só recuperaram o seu valor de mercado como outras tiveram seu market Cap aumentado. A Nasdaq teve uma variação de 65% em um período de um ano. Em fevereiro atingiu o pico máximo e agora em abril não está longe do teto.

Nasdaq

Novas oportunidades estão aparecendo

 

Com a injeção de dinheiro pelos bancos centrais, com o fim da pandemia e a Nasdaq batendo recordes, o mercado financeiro mostra sinais de que a pandemia realmente acabou. No entanto, não estamos 100% ainda. Muita produção foi afetada durante a pandemia. Estamos atrasados em pesquisa e desenvolvimento e produção de muitos itens.

Dessa maneira, muitas oportunidades ainda vão surgir. No que tange à eletrônicos e veículos elétricos, eu sempre comento sobre os semicondutores. Aqui no site tem uma área dedicada para as empresas de semicondutores e pretendo cobrir as maiores do mercado mundial.

Algumas empresas como Intel, TSM, ON e Micron, já anunciaram muito investimento para o futuro. A TSM recentemente anunciou 100 bilhões em investimentos. O pacote de infraestrutura do Biden também vai fomentar muitas áreas em que podemos investir.

Não tenho dúvidas que o 5G ainda vai trazer muitos lucros e com esse pacote de infraestrutura, não duvido muito que a área de telecomunicações vai crescer bastante. Vamos ter oportunidade de investir em empresas que produzem roteadores, modens, cabos, fibra ótica, antenas e muito mais.

Para se ter uma ideia, a TSM (NYSE:TSM) subiu 125%, ON (NASDAQ:ON) subiu 205% e a Micron (NASDAQ:MU) subiu 96% em um período de apenas um ano. Por isso gosto bastante da tese de investimento em semicondutores.

Considerações Finais

 

É certo que todo dinheiro lançado ao mercado tem seu preço e deverá ser pago, no entanto, na hora de investir, procure investir em uma empresa que apresente um case de fornecimento de produtos ou serviços essenciais para o futuro.

A pandemia acabou no mercado financeiro e várias oportunidades irão surgir. Se você está bearish com o mercado financeiro, vale a pena fazer uma reflexão sobre as empresas essenciais para o futuro. Não precisamos investir em uma empresa que vai trazer um retorno gigantesco em um curto prazo de tempo. Precisamos investir em uma empresa que seja duradoura e resiliente ao tempo. Cumprindo estas características, tenho certeza que o lucro virá.

E ai? A pandemia acabou no mercado financeiro? O que acha que vai acontecer com o mercado financeiro no curto prazo? Você está bulish ou bearish?

Bons investimentos!

Alex

5/5 - (1 vote)
Alex Mendes

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
0 0 votes
Article Rating
Inscreva-se
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário
Novos comentários
Comentários antigos Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
trackback
4 meses atrás

[…] eu escrevi um post falando que a pandemia acabou para o mercado financeiro. De fato, acabou! O mercado brasileiro está rompendo a máxima histórica passando de 130 mil […]

Translate »
1
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
()
x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us