google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Aplicações Financeiras no ExteriorEstudosPolítica

A pandemia acabou para o mercado financeiro

By 26 de abril de 2021One Comment

Olá, amigos Investidores!

A pandemia do coronavírus ainda está entre nós, contaminando muitas pessoas, no entanto, a maioria dos serviços e produção de bens, já estão em seu nível normal e alguns deles até se expandindo. Obviamente alguns setores como o de entretenimento ainda está um pouco defasado, uma vez que esse segmento está sendo liberado de forma bem lenta.

Trilhões de dólares injetados na economia americana

 

Como você já deve saber, o governo dos Estados Unidos injetou mais alguns trilhões de dinheiro na economia americana. Isso tudo para fazer a economia americana deslanchar mesmo com todos os problemas enfrentados pela pandemia do coronavírus. Juntamente com essa injeção de dinheiro, o Federal Reserve, resolveu se comprometer (pelo menos por enquanto) em manter a taxa de juros baixa.

No entanto, muito desse dinheiro não é impresso, é apenas contábil. Mesmo assim muito dinheiro está sendo impresso. Antes a maior parte do dinheiro impresso era para substituir notas velhas, amassadas, rasgadas e inservíveis. Hoje em dia, além da troca dessas notas, também está sendo impresso dólar a mais.

A imagem abaixo mostra o quando de notas de dólar está sendo impresso. A ordem de impressão do ano fiscal de 2021 de 7,6 a 9,6 bilhões de notas tem um aumento de 1,7 para 3,8 bilhões de notas, ou 30,6 para 65,9%, em relação à ordem final de 2020, segundo o próprio site do FED.

A última vez que os Estados Unidos tiveram tanta impressão de dinheiro assim foi em 2012, conforme o gráfico abaixo, entretanto, ainda assim, não imprimiu tanto dinheiro como atualmente por conta da pandemia. Vale lembrar que não só os EUA imprimiram dinheiro, vários bancos centrais adotaram a prática.

pandemia

A vacina chegou e a pandemia está entrando no controle

 

A vacina chegou. A pandemia acabou. Tudo bem, sei que não é bem assim. Não estou falando de erradicar o coronavírus. Sabemos que ainda temos que tomar muito cuidado para não sermos contaminados. Os laboratórios ainda vão continuar estudando o vírus por muito tempo. No entanto, a vacina que era tão esperada, já chegou aos braços da população de praticamente todos os países.

Nos Estados Unidos 3 vacinas foram aprovadas. A Pfizer, a Moderna e a Johnson & Johnson. Ainda existem a Coronavac e a de Oxford. Além dessas que já foram aprovadas, outras continuam em pesquisa e desenvolvimento.

De acordo com o The Washington Post, os Estados Unidos chegaram a vacinar 4 milhões de pessoas em um único dia. O número de casos e de morte caíram significativamente. Arraste a imagem abaixo para ver a diferença entre o número de mortes com o número de casos.

casos de covid Pandemia mortos por covid

No mundo inteiro mais de 700 milhões de pessoas já foram vacinadas. Israel, até então, era o país com a maior porcentagem de doses administradas. Vamos lembrar que a Fiverr é uma empresa israelense e que traz uma excelente plataforma e espetaculares retornos. Os requisitos de idade nos EUA já está nos 40 anos. Amigos meus já tomaram a vacina e mandaram fotos.

A pandemia acabou para o mercado financeiro

 

Muito em breve vermos jovens acima de 16 anos sendo vacinados. Isso significa que em breve tudo voltará ao normal. Claro que sabemos sobre os cuidados, entretanto, a vida vai voltar ao normal aos poucos. Neste ponto, a imunidade de rebanho será alcançada.

Para o mercado financeiro a pandemia já acabou. A injeção de dinheiro pelos governos ajudou demais a manter as empresas em funcionamento. No Brasil tivemos postergação de impostos e o auxílio emergencial que ajudou muito.

Conforme as restrições sanitárias vão diminuindo, a economia vai ressurgindo. O Texas foi o estado que começou a retirar as restrições antes de todos. Por lá não precisa mais usar máscara e todas as lojas estão abertas. O desemprego nos EUA caiu de 14% para perto de 6%. Creio que possa chegar abaixo de 5 quando tudo estiver normalizado.

Desde o início da pandemia em 2020, muitas empresas não só recuperaram o seu valor de mercado como outras tiveram seu market Cap aumentado. A Nasdaq teve uma variação de 65% em um período de um ano. Em fevereiro atingiu o pico máximo e agora em abril não está longe do teto.

Nasdaq

Novas oportunidades estão aparecendo

 

Com a injeção de dinheiro pelos bancos centrais, com o fim da pandemia e a Nasdaq batendo recordes, o mercado financeiro mostra sinais de que a pandemia realmente acabou. No entanto, não estamos 100% ainda. Muita produção foi afetada durante a pandemia. Estamos atrasados em pesquisa e desenvolvimento e produção de muitos itens.

Dessa maneira, muitas oportunidades ainda vão surgir. No que tange à eletrônicos e veículos elétricos, eu sempre comento sobre os semicondutores. Aqui no site tem uma área dedicada para as empresas de semicondutores e pretendo cobrir as maiores do mercado mundial.

Algumas empresas como Intel, TSM, ON e Micron, já anunciaram muito investimento para o futuro. A TSM recentemente anunciou 100 bilhões em investimentos. O pacote de infraestrutura do Biden também vai fomentar muitas áreas em que podemos investir.

Não tenho dúvidas que o 5G ainda vai trazer muitos lucros e com esse pacote de infraestrutura, não duvido muito que a área de telecomunicações vai crescer bastante. Vamos ter oportunidade de investir em empresas que produzem roteadores, modens, cabos, fibra ótica, antenas e muito mais.

Para se ter uma ideia, a TSM (NYSE:TSM) subiu 125%, ON (NASDAQ:ON) subiu 205% e a Micron (NASDAQ:MU) subiu 96% em um período de apenas um ano. Por isso gosto bastante da tese de investimento em semicondutores.

Considerações Finais

 

É certo que todo dinheiro lançado ao mercado tem seu preço e deverá ser pago, no entanto, na hora de investir, procure investir em uma empresa que apresente um case de fornecimento de produtos ou serviços essenciais para o futuro.

A pandemia acabou no mercado financeiro e várias oportunidades irão surgir. Se você está bearish com o mercado financeiro, vale a pena fazer uma reflexão sobre as empresas essenciais para o futuro. Não precisamos investir em uma empresa que vai trazer um retorno gigantesco em um curto prazo de tempo. Precisamos investir em uma empresa que seja duradoura e resiliente ao tempo. Cumprindo estas características, tenho certeza que o lucro virá.

E ai? A pandemia acabou no mercado financeiro? O que acha que vai acontecer com o mercado financeiro no curto prazo? Você está bulish ou bearish?

Bons investimentos!

Alex

5/5 - (1 vote)
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
1 Comentário
Novos comentários
Comentários antigos Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
trackback
7 de junho de 2021 08:01

[…] eu escrevi um post falando que a pandemia acabou para o mercado financeiro. De fato, acabou! O mercado brasileiro está rompendo a máxima histórica passando de 130 mil […]

Translate »
1
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us