google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0
EstratégiasEstudosTecnologia

As Big Techs cresceram tanto assim em um ano?

By 8 de março de 20212 Comments

Olá, amigos investidores!

Big Techs é um termo para representar as maiores empresas de tecnologia nos Estados Unidos. Antigamente usávamos a sigla FAANG para nos referenciar às Big Techs, no entanto, hoje, mais uma empresa trilionária faz parte deste rol e agora já estamos chamando as Big Techs de FANGAM.

Neste post falaremos de:

  • De FAANG para FANGAM;
  • O crescimento das Big Techs em um ano;
  • Outros ativos que cresceram mais do que as Big Techs em apenas um ano
Avenue

De FAANG para FANGAM

Como citei acima, as Big Techs eram conhecidas pelas empresas que compunham a sigla FAANG. Na ocasião eram: Facebook, Apple, Amazon, Netflix e Google. Eu já comentei bastante sobre essas empresas, tanto aqui no site quanto no canal do YouTube. Reveja alguns posts começando por este: Você sabe o que é FAANG?.

Mas eu sempre me questionei do porquê a Microsoft não fazia parte deste time se ela era uma empresa trilionária. Falei sobre isso neste post: FAANG-M As maiores empresas de tecnologia. Aqui podemos ver claramente que a Microsoft já era muito maior que o Facebook e a Netflix, mas ainda não estava sendo considerada no time.

A Microsoft hoje já é considerada no time das Big Techs elevando mais ainda a receita total quando somamos o valor de cada empresa. A sigla que antes era FAANG, agora já tem gente chamando de FANGAM. Achei que ficou mais estranho ainda, mas vamos lá.

O Crescimento das Big Techs

As Big Techs cresceram demais em apenas um ano. A pandemia que assolou o mundo, forçando-nos a ficar em casa, fez os serviços tecnológicos serem muito demandados. Desde aplicativos de entrega de alimentos, até realizar exercícios físicos online ou, então, ter uma consulta por telemedicina, elevaram a necessidade de tecnologia.

A Amazon teve um crescimento tão forte durante a pandemia que necessitou contratar mais funcionários para atender a demanda. A expectativa era de uma contratação de 100 mil funcionários. Não vamos esquecer que tivemos contratações para trabalhar em Home Office, ou seja, não necessariamente fizemos aglomerações para atender o público.

O gráfico abaixo mostra o crescimento das Big Techs desde o pior dia do ano na bolsa de valores. O dia 16 de março tem o maior fundo no intervalo de um ano. Esta semana teremos um ano desse momento, então, resolvi pegar o gráfico a partir desta data.

Reparem que a Apple, representada pela linha laranja, chegou a ter um crescimento de 143% e agora conta com uma alta de 111%. Aliás, estamos vendo uma queda recente nas Big Techs. Será que elas estão esticadas demais? Isso só o tempo dirá.

FAANG

A maioria das Big Techs está em um momento de queda, mas quando olhamos no período avaliado, ou seja, um ano, podemos perceber que todas tiveram um crescimento acima de 50%. Isto é muito se pensarmos que uma empresa valia 300 bilhões de dólares e agora vale 450.

Fica aqui a reflexão se é hora de comprar as Big Techs, uma vez que elas estão caindo. Não deixe de comentar abaixo o que você acha e o que está fazendo, se está comprando, vendendo ou só de olho mesmo.

Outros ativos que cresceram mais do que as Big Techs em apenas um ano

Com tudo o que vimos sobre as FANGAM, ainda assim elas não foram as que mais cresceram no último ano. É comum a maioria das pessoas ficar fixada nas principais empresas do mercado e esquecer outras. Na verdade, acredito que a maioria das pessoas nem conhece outras empresas que também são grandes e têm muito potencial de crescimento.

As Big Techs são empresas com mais de 200 bilhões de valor de mercado, entretanto, outras empresas com valores na casa de bilhões, porém não tão grande quanto as FANGAM, também duplicaram de tamanho.

Outras empresas ligadas ao setor de tecnologia estão em franco crescimento. Falamos do home office e, também, de compras pela internet, mas não falamos da cyber segurança. Empresas que atuam neste segmento estão crescendo muito. Palo Alto Networks é uma dessas empresas que teve crescimento parecido com o da Apple no último ano.

Se falarmos da israelense Fiverr, vamos ver que a empresa cresceu 9 vezes no último ano. Se você ainda não conhece a Fiverr, clique no vídeo ao lado e veja a apresentação da empresa. Ela é baseada em uma plataforma de freelancers oferecendo serviços de marketing digital para o mundo todo.

Ainda prevejo que ela pode crescer mais se entrar com força na parte de ensino à distância oferecendo cursos.

Comparativo FANGAM e outras grandes de tecnologia

Observem o gráfico abaixo onde mantenho as FANGAM e adiciono as empresas: Palo Alto Networks (PANW), Skyworks (SWKS), Fiverr (FVRR), The Trade Desk (TTD) e Square (SQ). Clique nos nomes para ser direcionado para a apresentação de cada empresa. Apenas as duas últimas ainda não fiz apresentação, mas farei em breve.

Big Techs

Podemos observar que, apesar de as FANGAM terem crescido muito, outras empresas cresceram mais do que elas. Portanto, devemos ficar atentos às oportunidades que surgem e não ficar apenas preso àquelas empresas que saem na mídia todos os dias.

As 5 empresas que listei agora tiveram um crescimento maior do que as FANGAM. Podemos considerar essas empresas como Medium Techs, uma vez que são bilionárias na casa dos 20 a 50 bilhões. Como citei, Fiverr cresceu 9 vezes, Square cresceu mais de 4 e The Trade Desk está na casa de 2,5 vezes de crescimento, apenas no último ano.

Essas empresas não são small caps as quais têm possibilidades de mais de 1000% de crescimento em um período relativamente curto de tempo. Estamos falando de empresas consolidadas no mercado e que se beneficiam com o aumento do uso da tecnologia.

Considerações Finais

As Big Techs trouxeram retornos excelentes ao longo do tempo e, principalmente, no último ano. No entanto, existem outras empresas que trazem grandes retornos e não são tão grandes e nem tão famosas. Sou da opinião que devemos ter grandes ativos na carteira para manter uma base sólida de investimentos, contudo, também sou a favor de olhar algumas empresas fora dos holofotes.

Vimos neste post que algumas empresas cresceram mais do que as Big Techs e ainda podem crescer mais. Portanto, se você está em busca de ativos para estudar, sugiro começar com os apresentados aqui e depois buscar outros. Ainda temos grandes retornos por vir em empresas quase desconhecidas.

E você? Está comprando alguma coisa no momento? Tem alguma ou todas as Big Techs na carteira? Deixe aqui nos comentários sua opinião.

Bons investimentos!

Alex.

Curtiu? Avalie post
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
2 Comentários
Novos comentários
Comentários antigos Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
trackback
18 de outubro de 2021 08:32

[…] não tenho ações da Netflix ainda. Confesso que sempre que olho os fundamentos acabo desistindo de investir. Apesar do P/L não […]

Diego
Diego
9 de março de 2021 22:59

Atualmente tenho de tech na carteira: AAPL e MSFT. GOOG e FB tão na mira também já

Translate »
2
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us