google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Olá amigos investidores!

Não sei quem de vocês tem Biomarin (NASDAQ:BMRN) em carteira mas no dia 19 de agosto de 2020, viu o preço das ações caírem mais de 30% de uma só vez. Apesar de eu ter ela em carteira e já ter comentado dela por aqui, ainda não fiz um vídeo. Vou providenciar.

Fato é que ouve uma grande queda no preço dela em apenas um dia. Isso foi gerado por uma medida do FDA (US. Food and Drug Administration ) que notificou a empresa sobre ter mais dados para aprovação de um medicamento contra a Hemofilia A.

Não só a Biomarin é um bom ativo, outras como a Regeneron, Illumina e AstraZeneca, são ótimos ativos. Se você ainda não viu o vídeo em que faço uma comparação com elas, basta clicar no vídeo abaixo.

Hemofilia A

Hemofilia A, resumidamente, é uma deficiência no fato VIII da coagulação do sangue. É uma doença rara e acomete mais os homens. A doença atrapalha a coagulação sanguínea e dificulta o tratamento de feridas. Retirei o trecho abaixo do site Hemominas.mg.gov.br

A hemofilia A é caracterizada pela deficiência ou anormalidade do fator VIII da coagulação. É uma doença hereditária, ligada ao cromossoma X. Sua incidência  é de 1 caso para 10.000 nascimentos de crianças do sexo masculino. Das hemofilias é o tipo mais comum representando 70% a 85% dos casos. Um aspecto importante é que 30% dos casos ocorrem por mutação nova, sem história na família de alguma pessoa acometida.

O caso Biomarin e a FDA

Avenue

O FDA notificou a Biomarin dizendo que o medicamento que eles estão desenvolvendo para tratar a Hemofilia A ainda carece de mais dados. O medicamento valoctocogene roxaparvovec está sendo testado e está na fase 3. Acontece que o FDA recomendou que a Biomarin utilizasse dois anos de testes em todos os pacientes na fase 3.

No entanto, esta recomendação é completa novidade, uma vez que durante todo o processo de desenvolvimento do medicamento, nada foi dito sobre este assunto. O último paciente que está inscrito na fase 3 foi inscrito em novembro de 2019, sendo assim, ele só terminará a fase de testes em novembro de 2021.

A Biomarin ratifica que está cumprindo as exigências e que vai se reunir com o FDA para tratar do caso. Não há nenhum reporte de problemas com o medicamento e todas as regras estão sendo respeitadas. Você pode ler a nota oficial da Empresa neste link.

Este é mais um caso de interferência de agências do governo que atrapalham as empresas. É bem comum no Brasil mas nos Estados Unidos é a primeira vez que eu acompanho um caso desses de perto. Espero que não tenhamos mais casos assim.

Se você ainda não é membro do canal, clique aqui e inscreva-se! Você será adicionado a um grupo no Telegram onde conversaremos todos os dias sobre o mercado internacional.

Tudo certo com a Biomarin

Este é um típico caso de exagero do mercado de ações. Está tudo certo com a Biomarin e nenhum medicamento foi tirado do mercado nem tiveram problemas com a justiça. Seu balanço trimestral foi bom e nada mudou na sua receita.

O que aconteceu foi realmente um exagero do mercado em derrubar o papel em mais de 35% em um único dia. Muitas pessoas devem ter vendido suas posições sem estudar o assunto a fundo e ver que foi uma recomendação do FDA que fez isso.

Contudo, o máximo pode acontecer é atrasar um pouco mais a receita proveniente deste medicamento. Já comentei por aqui e em alguns vídeos da demora e da dificuldade de se aprovar um medicamento. Esta é a característica do ramo farmacêutico e de biotecnologia, eles demoram para aprovar um medicamento mas quando aprovam, os lucros são duradouros.

Biomarin

Se observamos sua receita desde 2015, veremos que está crescente e ainda não vejo anda que possa mudar esse rumo. Inclusive desde 2015 sua receita mais do que dobrou. Mesmo com essa grande queda, a Biomarin ainda não está sendo negociada no seu preço mínimo de 52 semanas.

Eu sigo comprado em Biomarin e até pensando em aumentar um pouco a posição. Acredito que essa reação do mercado foi exagerada e que assim que o período de testes terminar, o medicamento será aprovado. No entanto, para que isso aconteça, terei que ficar com o ativo até final do ano que vem.

Para quem é Buy & Hold, pode ser uma boa oportunidade de adicionar umas ações em carteira, contudo, este post não é uma recomendação de compra.

Fragilidade do mercado acionário

Além de ver que não teve nada de diferente com a Biomarin a não ser a nova recomendação do FDA, também vi que o mercado pode estar muito fragilizado. O momento atual é delicado e podemos estar em cima de um mercado muito inflado.

Um ativo que cai mais de 30% em um único dia sem que tenha motivos para isso em sua receita, me deixa um pouco preocupado. Imaginem para onde vai o mercado caso as FAANMG caiam 30%? Vocês acham difícil o mercado realizar 30% de lucros?

Por exemplo, Apple (NASDAQ:AAPL) bateu a marca de mais de 2 trilhões de dólares. Lembro bem que ela atingiu 1 trilhão de dólares em agosto de 2018 e agora, dois anos depois, ela dobrou seu valor de mercado.

Conheça também a Regeneron Pharmaceuticals

Imaginem que Apple caia apenas 30%. Que seu preço saia de $470 para $329, o que ainda seria um preço bem alto para a Maçã. Isso faria o índice SP500 cair, juntamente com Berkshire que tem grande posição em Apple e faz parte do SP500.

Agora realizem que as demais FAANMG caiam também. Teremos um desespero no mercado sem que os preços fiquem absurdamente baratos. Por este motivo eu digo que o mercado exagerou em Biomarin. Outras empresas podem cair 50% e ainda estarão caras enquanto Biomarin caiu mais de 30% em um dia e já está “barata”.

Considerações Finais

Biomarin continua sendo um ótimo ativo para investir. Sua queda de mais de 30% em um único dia representa um exagero do mercado o que pode mostrar também uma fragilidade do momento. Uma única medida de um órgão do governo derrubou o preço das ações.

Eu continuo comprado no ativo e até considerando compra um pouco mais. Como sempre temos que aguardar o resultado trimestral e ver se a receita continua aumentando para seguirmos com os investimentos.

Em contrapartida, as empresas de tecnologia continuam esticando seus valuations. Apple ultrapassou a marca de 2 trilhões de dólares. Prevejo uma queda de 30% em diversos ativos inflados e isto pode acontecer de uma hora para outra. Fiquem atentos.

Bons investimentos.

BPM

5/5 - (4 votes)
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
4 Comentários
Novos comentários
Comentários antigos Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Marcelo
Marcelo
29 de março de 2021 03:24

Olá, bom dia, parabéns pelo site e canal, sempre ajudando em nossos estudos. Não sei onde poderia fazer este comentário, mais vamos lá.
O que aconteceu com a DISCA, queda atrás de queda, depois de quase chegar na lua. Mais uma vez obrigado.

Rodrigo
Rodrigo
21 de agosto de 2020 10:12

Com VTI não preciso me preocupar com isso

Translate »
4
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us