google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Twitter

Olá, amigos investidores!

 

O Twitter não gostou muito de Elon Musk ter feito uma oferta para a compra da companhia inteira. Infelizmente minha visão sobre isso acaba passando por alguns pontos ideológicos. Apesar de comentar nada sobre assuntos ideológicos no site, o Twitter teve uma atitude condenável, na minha opinião e agora vou comentar alguns pontos.

 

Se você ainda não acompanhou o que aconteceu, o bilionário Elon Musk comprou 9,2% das ações do Twitter. Portanto, passou a ser o maior acionista da Empresa. Pouco tempo depois, fez uma oferta para comprar a companhia por mais do que ela estava valendo no momento.

 

Enquanto as ações do Twitter estão sendo negociadas em torno de U$ 48, Musk ofereceu U$ 54,20 por ação. Acontece que os diretores do Twitter resolveram aplicar a chamada “Poison Pill”.

Avenue corretora

Twitter é um bom investimento?

 

Eu já tinha pensado em escrever sobre o Twitter, portanto, antes de comentar o que aconteceu com Elon Musk, vou tecer um breve comentário sobre o que acho da Empresa como investimentos.

 

Particularmente gosto do case de Twitter, mesmo não tendo ações dela ainda. No entanto, admito que é a maior plataforma de troca de mensagens, naquele formato, que existe hoje. Outras plataformas surgiram como a GETTR e a Parler mas elas não tem a mesma aderência como o passarinho azul.

 

Além de ter receita proveniente de anúncios, o Twitter também utiliza outras ferramentas, sendo, inclusive, uma das primeiras a utilizar autenticação de NFT em sua plataforma. Existe bastante assunto para explorar e podemos fazer isso em outros posts.

 

Portanto, ainda vejo a Empresa como um bom investimentos mas não compraria agora por conta dessa polêmica com o Musk. Acredito que ele vá vender suas ações e o preço pode cair mais ainda.

 

Vamos agora ao que está acontecendo entre o passarinho azul e o homem mais rico do mundo.

Treta entre Twitter e Elon Musk

 

Elon Musk é o homem mais rico do planeta, atualmente, e é um cara bem polêmico. Ele é bem assíduo no Twitter e parece ser uma pessoa que defende bastante a liberdade de expressão. Bilionário e jogador como é, resolveu então, comprar ações do Twitter tornado-se o maior acionista da Empresa.

 

A posição de Musk agora é de 9,2% da Empresa, no entanto, não satisfeito com as política da plataforma que até excluiu o perfil do ex presidente americano Donald Trump, Musk resolveu fazer uma oferta maior na Empresa.

 

Na semana passada ele formalizou junto a SEC (Secure Exchage Commission), uma oferta de compra da totalidade do Twitter pelo preço de U$ 54,20 por ação. Entretanto a Empresa acionou um mecanismo chamado “Poison Pill” para barrar essa possibilidade por Musk ou qualquer outro acionista.

 

Poison Pill

 

A Poison Pill é um mecanismo que permite que uma empresa ofereça novas ações com desconto aos seus acionistas, diluindo assim o acionista que tenta comprar uma certa quantia de ações sem aprovação do conselho de diretores.

 

Neste caso, como Elon Musk pode comprar mais ações, o conselho de diretores do Twitter resolveu aplica a medida e evitar que Musk tome o controle da Empresa.

 

Considero essa medida muito ruim para a Empresa, pois uma vez que Musk pode resolver vender todas as suas ações derrubando o preço. Até poderia ser um gatilho de recompra daqui um tempo mas ainda assim a atitude da Empresa mostra que há um certo viés entre os diretores.

Censura nas redes sociais?

 

Todos nós acompanhamos, diariamente, as guerras de narrativas e a censura que várias plataformas aplicam aos seus usuários. No Brasil ainda temos um monte de políticos e outros integrantes de órgãos público ratificando uma certa censura alegando fake news.

 

Tudo isso leva à sanções financeiras às empresas de redes sociais e também a uma polarização maior entre os usuários. O maior ícone dessa censura, ao meu ver, é a exclusão de Donald Trump do Twitter.

 

E o fato de a Empresa aplicar uma medida para não permitir que uma pessoa compre a Empresa com a intenção de deixar-la mais liberal e sem censuras, acaba me preocupando.

 

Diretores minoritários 

 

E o pior disso tudo é que, no caso do Twitter, a decisão foi tomada por pessoas que detêm muito pouco em ações da Empresa. Confira o quadro abaixo com a quantidade de ações dos diretores.

 

Twitter

 

Me pareceu aqueles burocratas que não criam riqueza mas decidem sobre o que os outros devem fazer. Digo isto no sentido de que Musk tem dinheiro para comprar o Twitter inteiro mas alguns diretores, com altos salários, que detém quase nada das ações, decidem o que é melhor para a Empresa.

 

Ressalto que neste caso é uma empresa de capital aberto e consequentemente com resultados bons, tanto é que tem o valor que tem hoje.

 

O problema ao meu ver neste caso é que a decisão é manter como está, ou seja, censurando algumas contas que postam conteúdos que desagradam alguns. Deveríamos ter uma plataforma mais livre.

Considerações Finais

 

Twitter e Elon Musk em uma grande polêmica. De um lado Musk tentando libertar o Twitter das amarras ideológicas. Por mais que você pode dizer que não é, tem um viés sim.

 

De outro lado, Twitter censurando e colocando contas que não seguem suas “políticas” nas sombras. De qualquer maneira eu fico afastado do Twitter como investimentos até que isso tudo se defina.

 

E você? O que acha de toda essa treta entre Musk e Twitter?

 

Bons investimentos.

 

Alex.

Curtiu? Avalie post
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
2 Comentários
Novos comentários
Comentários antigos Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Renato
Renato
20 de abril de 2022 08:55

Acho a maior babaquice que os diretores precisam ter acoes da empresa. E se eles não acreditam no futuro da empresa? Eu acho que o Twitter não tem futuro algum e será o próximo Orkut. Elon musk pode ter boas intenções mas é outro babaca que quer controlar o mundo e tem seguidores como um Jesus 2.0.Vou é deixar o meu dinheiro bem longe destes dois !

Translate »
2
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us