google.com, pub-4867156501875488, DIRECT, f08c47fec0942fa0
DestaquesEstratégiasEstudosInvestimentos nos Estados Unidos

Inflação alta e as oportunidades no mercado de ações

By 25 de outubro de 20214 Comments
inflação americana

Olá, amigos investidores!

 

A inflação está subindo no mundo todo e assustando muita gente. Os preços não param de subir, no entanto, nem tudo é notícia ruim. Apesar de vermos a inflação subindo, vemos também boas oportunidades de investimentos em empresas que dão a volta por cima e se reinventam.

Vamos comentar neste post sobre a perda do poder de compra e as oportunidades que surgem neste cenário de falta de mão de obra para as empresas nos Estados Unidos.

Inflação corroendo o dólar

 

Apesar de ser um entusiasta dos investimentos no exterior, principalmente em dólar, não posso deixar de comentar a perda do poder de compra do dólar americano. Claro que não se aproxima da perda do poder de compra do real mas o dólar também perdeu poder de compra.

Desde 1971 o dólar não é mais lastrado em ouro. Antes disso, para imprimir dólar, os EUA teriam que ter aquele valor em ouro, esse foi um dos acordos de Brentton Woods que ocorreu em 1944, no pós guerra.

Não significa que não existia inflação antes de 1970. Existia sim mas a impressão de dinheiro seguia o padrão ouro. No entanto, com a extinção desse padrão, o Federal Reserve, responsável por imprimir dinheiro, pode imprimir dinheiro sem precisar lastrear a nada e, apesar disso ser perigoso, ainda podemos lucrar.

Vejam no gráfico abaixo, retirado do site Visual Capitalis, o poder de compra de $1.

Por exemplo, um dólar americano poderia comprar 10 garrafas de cerveja em 1933. Hoje, é o custo de um pequeno café McDonald’s. Em outras palavras, o poder de compra do dólar – seu valor em termos do que pode comprar – diminuiu ao longo do tempo à medida que os níveis de preços aumentaram. (Tradução livre do site Visual Capitalist).

A inflação afeta os mais vulneráveis

 

Por fim, falando ainda de inflação, veja na imagem da esquerda o quanto precisamos hoje para comprar o mesmo que 1 dólar comprava em 1970. Seria necessário $ 7,07 para corrigir apenas a inflação.

Ja no gráfico da direita, podemos ver quais são os setores que mais são afetados pela inflação. Aqui podemos ver que o setor mais afetado é o de saúde seguido pelo de serviços e consumo. Na sequência vemos o setor de alimentação e também moradia. Ou seja,  inflação afeta a maior parte da população por estar presente em itens básicos de sobrevivência.

inflação EUA
inflação Brasil

A impressão de dólares pelo FED

 

O motivo de toda essa inflação é a impressão, desenfreada, de dólares por parte do Federal Reserve. Na verdade não precisa nem imprimir dinheiro basta apertar um botão e mudar o tanto de dinheiro que há em circulação no mundo hoje.

Desde a crise do Subprime em 2008, o FED imprimiu dinheiro para movimentar a economia. Com a pandemia do COVID-19 ouve a necessidade de mais impressão. Ouve sim uma injeção muito grande de dinheiro inclusive pra poder sustentar o valor dado as pessoas que perderam seus empregos.

Portanto, com valor suficiente pra se sustentar, as pessoas que perderam seus empregos, não estão em situação tão ruim assim. Isso faz com que os Estados Unidos passe por uma falta de mão-de-obra para serviços simples como o atendentes, motoristas dentre outras categorias.

Para resolver essa escassez, as grandes empresas estão precisando se reinventar. Assim como já se reinventar em outras crises, essa crise de inflação alta a escassez de mão-de-obra também demandará muita criatividade das grandes empresas.

E é neste sentido que a gente pode lucrar investindo em grandes e pequenas empresas. Ainda existe uma grande gama de dinheiro circulando pelo mundo. Esse dinheiro está pronto para entrar na economia de várias maneiras.

Centenas de IPO e como podemos lucrar mesmo com a inflação alta

 

Existem milhares de empresas privadas pelo mundo.  Desde o ano passado o número de empresas privadas tornando-se públicas, só aumentou. É só a gente ver a quantidade de IPO que tivemos no ano de 2020. No ano de 2021, apenas nos 3 primeiros trimestres, já tivemos em torno de 323 IPO. Muitos desses IPO estão acontecendo via SPAC.

inflação e IPO

Juntando a necessidade de se reinventar, a quantidade de empresas privadas que estão vindo a público e a quantidade de dinheiro que ainda existe, (o chamado pó seco),  que pode adquirir essas empresas, temos então várias oportunidades de investimentos.

Por exemplo empresas que estão tendo dificuldade de contratar motoristas estão fazendo acordos ou então fusões com empresas que já possuem motoristas, como empresas de delivery. Existe até estudos em andamento de empresas entregando mercadorias em carros autônomos.

Dentro dessa ideia é que eu trago para vocês a reflexão de escolher empresas que produzem produtos ou prestam serviços que são essenciais para o crescimento de outras empresas. Já vimos diversas vezes aqui as empresas de semicondutores que estão sendo muito demandada por todos os setores que precisam de algum item eletrônico.

A tecnologia está tornando mais barato a maioria dos produtos, também está fazendo com que a parte de medicina e biotecnologia se desenvolva a custos menores. Grandes laboratórios já podem fazer levantamento de várias doenças com uma única gota de sangue, graças a evolução da tecnologia.

Os carros autônomos já estão sendo testados a uma década e já estão bem avançados. Já temos inclusive testes de veículos voadores. E se formos falar do que o 5G poderá trazer de benefícios, ficaremos horas falando aqui. Inclusive se você ainda não baixou o e-book sobre a tese de investimento na implantação do 5G, clique na imagem abaixo.

Considerações Finais

 

A inflação está no mundo todo e esse cenário não deve mudar em breve. Todos os bancos centrais criaram políticas para combater os males na economia causado pela pandemia. A grande impressão de dinheiro elevou a inflação e dificultou a contratação de mão de obra para alguns setores.

As empresas estão tendo que se reinventar pela falta de mão de obra e com isso surgem novas possibilidades de investimentos em setores que podem ajudar nessa escassez. O grande número de empresas privadas que estão vindo à público também oferece diversas oportunidades de ganhos por estarem no radar de grandes empresas no que tange uma aquisição ou fusão.

A reflexão é que temos oportunidade em todos os mercados, sendo assim, vamos nos aprofundar nos estudos fazendo nossas diligências sobre empresas que se beneficiam com a alta da inflação e com a escassez de mão de obra.

E você? Acredita que temos grandes oportunidades de investimentos nesse cenário de inflação alta?

Bons investimentos.

Alex.

Curtiu? Avalie post
Alex

Author Alex

Alex Mendes é o autor no site Como Investir no Exterior e do blog bpmilhao.com. Investe no Brasil desde 2007 e no exterior desde 2016.

More posts by Alex
Inscreva-se
Notify of
guest
4 Comentários
Novos comentários
Comentários antigos Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
DENISON
DENISON
25 de outubro de 2021 10:04

Loucura 100% exterior? Parece que o Brasil não é para amadores, o que tenho no Brasil representava 72% hoje com o dólar dobrando de valor e as stock e reits também dobrando de valor, Brasil representa 38%, e cada dia vejo meu real valer menos, seria loucura vender as ações e ficar só com os FIIs e ir com tudo para o exterior? O time não é dos melhores no momento

DENISON
DENISON
Reply to  Alex
25 de outubro de 2021 14:39

Fico sempre na quela esperança de o brasil virar o jogo e a boca de jacaré fechar e o Brasil voltar a ser o que era lá em 2009 2010, tudo voava, agora fica o receio de pegar os 38% que representava 72% e mandar para fora, tenso

Translate »
4
0
Que tal deixar seu comentário? Ele será bem vindo!x
Get our best healthy recipes and nutrition tips straight to your inbox!
Get Healthy Now! Extra Health Updates
Sign Up
Your privacy is important to us